sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Budweiser

Eu iria sobre a Heineken antes porque onde eu moro é mais fácil achar para comprar e porque é a minha favorita das long neck.

Mas a Bud merece respeito.

Então mãos à obra...


A BUDWEISER é a cerveja que os trabalhadores tomam quando param num bar a caminho de casa, depois de um dia cheio de trabalho. A marca está associada a macacões, mãos sujas de graxa, trabalho pesado e jogos tradicionais. Vários aspectos contribuíram para seu sucesso. Primeiro, a imagem visual e os slogans. A BUDWEISER tem uma imagem visual muito forte - o mundo simbólico da marca. Inclui o rótulo - amplamente reconhecido e tipicamente americano com suas cores vermelho, branco e azul; o logotipo; a garrafa long-neck - com um poder distintivo comparável ao da Coca-Cola; os slogans “O Rei das Cervejas” e “O Produto Genuíno”. Essas razões transformaram a marca na cerveja mais consumida do planeta.

A história:
Tudo começou quando, reconhecendo a popularidade da cerveja tipo pilsner, e sonhando ter a marca com maior volume de vendas dos Estados Unidos, Adolphus Busch, então proprietário da cervejaria Anhauser-Busch, fundada em 1860 por seu sogro na cidade de St. Louis, estado americano do Missouri, e com a colaboração de Carl Conrad, introduziu no mercado americano, em 1876, a BUDWEISER LAGER BEER, a primeira cerveja nacionalmente americana, desenvolvida sobre uma receita com ingredientes de qualidade. Um de seus primeiros anúncios da nova cerveja foi um quadro pintado pelo próprio Adolphus Busch. A Anheuser-Busch decidiu usar o nome BUDWEISER, inspirada num tipo de cerveja de um lugar chamado Budweis, em uma região distante do Império Húngaro, da qual a atual República Checa fazia parte.


Em 1883, graças ao processo de pasteurização em sua produção, a cerveja começou a ser engarrafada, o que aumentou e muito a popularidade da BUDWEISER. Nesta época, a comunicação da marca também se destacava, utilizando campanhas coordenadas como, por exemplo, as “Budweiser Girsl”, que consistia em retratos de nove belas mulheres americanas geralmente segurando uma garrafa de Budweiser. As primeiras exportações ocorreram pouco depois em 1885. Na década de 20, durante a Lei Seca Americana (período onde era proibido a venda de bebidas que contivessem álcool), a cervejaria passou a produzir uma versão da BUDWEISER sem álcool.


Pouco depois da lei ser revogada, a cerveja introduz a lata, uma grande novidade no mercado americano e uma forma de incentivar novamente o consumo da cerveja. Depois da Segunda Guerra Mundial, quando a cervejaria voltou quase toda sua produção para suprir as forças armadas americanas, a BUDWEISER experimentou um momento de grande crescimento e expansão, se tornando a cerveja número 1 do mercado americano em 1957. A BUDWEISER foi a primeira marca a ultrapassar os 10 milhões de barris por ano, isto já em 1966. Somente em 1981 a Anheuser-Busch formou uma divisão internacional e deu início ao processo de venda em larga escala da cerveja BUDWEISER no mercado internacional. No ano seguinte introduziu no mercado a cerveja Bud Light, versão mais fraca da tradicional BUDWEISER, que se tornaria a cerveja light mais vendida dos Estados Unidos em 1994, graças em boa parte a campanha “Make it a Bud Light”. E não foi só, em 2001 a BUD LIGHT se tornaria a cerveja mais consumida do país, superando até mesmo sua irmã famosa, a BUDWEISER original.


No ano de 1997, em parceria com a Antarctica, a cerveja é introduzida oficialmente no Brasil. Nos anos seguintes, vários tipos de cervejas sob a marca BUDWEISER são introduzidas no mercado americano como a primeira cerveja ICE do mercado americano (BUD ICE), uma cerveja com apenas 99 calorias (BUDWEISER SELECT), uma cerveja com aroma de blackberry, raspberry e cereja (BUD EXTRA), CHELADA (combinação das cervejas BUDWEISER e BUD LIGHT com suco de tomate) e a BUD LIGHT com um toque de limão. No mês de julho de 2008, as marcas BUDWEISER e BUD LIGHT mudaram de mãos, depois da compra da cervejaria Anheuser-Busch, pela anglo-brasileira InBev por US$ 52 bilhões, passando a integrar a AB InBev.


O valor:
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca BUDWEISER está avaliada em US$ 11.833 bilhões, ocupando a posição de número 30 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

A marca no mundo:
Presente em mais de 80 países, a marca é líder absoluta do competitivo mercado americano (22% de participação de mercado), onde 1 em cada 5 cervejas vendida é BUDWEISER, além de ser a marca de cerveja mais valiosa do mundo. A Europa corresponde a 31% das vendas da marca. Seus maiores mercados são Canadá (segundo maior mercado depois dos Estados Unidos), Inglaterra, México, Irlanda e China. Desde 1957 é a cerveja mais vendida em todo mundo, sendo reconhecida pela famosa frase “The King of Beers” ("O Rei das Cervejas"). Atualmente a cerveja BUDWEISER é engarrafada em 12 países ao redor do mundo como Estados Unidos, Argentina, Canadá, Irlanda, Itália, Japão, Rússia, Coréia do Sul, China e Espanha. A cervejaria Anhauser-Busch produz as marcas de cerveja mais vendidas no mundo, a BUD LIGHT (48 milhões de hectolitros/ano) e a BUDWEISER (39.5 milhões de hectolitros/ano).


Você sabia?
● A cerveja BUDWEISER possui teor alcoólico de 5%, exceto nos estados de Utah, Minnesota e Oklahoma, que devido as leis locais o teor é de apenas 3.2%.
● Em sua composição a cerveja BUDWEISER utiliza arroz.


Agradecimentos ao mundodasmarcas.blogspot.com

Um comentário:

  1. Uma das melhores cervejas que eu já tomei na minha vida
    Muito bom saber sobre ela
    obrigado cervejanaguela

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