quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A história da Skol

Não tem como falar de cerveja no Brasil e não falar da cerveja que está presente em todos os estados e praticamente em todos os gostos dos brasileiros.

A Skol.

A Skol não é apenas uma marca, não é apenas um logotipo. A Skol é por vezes uma razão de viver, um estilo de vida.



Dificilmente encontramos um brasileiro que nunca tenha ao menos experimentado um copo de Skol.
Pois então mostrarei um pouco da história dessa cerveja fabulosa.

A Skol é uma marca de cerveja de propriedade da empresa dinamarquesa Carlsberg, com licença para ser fabricada no Brasil pela AmBev. Seu nome vem do sueco skål, que significa "à vossa saúde/à nossa saúde"; expressão comum que antecede brindes. É hoje a maior do segmento no mercado brasileiro. É comercializada nos tipos Pilsenbeatschope claro e escuro.

cerveja Skol Pilsen foi lançada em 25 de agosto de 1964 na Europa e chegou ao Brasil em 1967. Sua história é marcada por inovações que revolucionaram o setor. Em 1971 lançou a primeira lata em folha-de-flandres. Também foi pioneira ao lançar a primeira lata de alumínio em 1979. Em 1993 lançou a Skol Pilsen em lata de 500ml garrafa long neck com tampa de rosca.
Junto do padrão internacional de embalagens descartáveis, lançou em 1996 a embalagem long neck de 355ml de conteúdo. Em 1997 trouxe ao mercado a primeira lata com boca redonda. Em 1998 iniciou um período de campanhas publicitárias maciças. Como patrocinadora oficial do Campeonato Brasileiro de Supercross, trouxe ao Brasil, em 1999 o campeão mundial Jeremy Macgrath. Ainda em 1999 ocorreu o Skol Rock, evento que reuniu bandas inéditas. 2000 iniciou com a campanha "2000: O verão mais redondo do planeta" (referencia aos três zeros do número do ano).
Em 2000 também ocorreu a primeira edição do Skol Beats, evento patrocinado pela Skol que reuniu grandes astros da música eletrônica em Curitiba e São Paulo. O Skol Rock não se perdeu e foi resgatado em festas em Curitiba e no interior de São Paulo2002 chegou com uma embalagem especialmente desenvolvida para o verão.
A Skol patrocina diversos eventos culturais principalmente ligados à musica.
Eu particularmente participei/presenciei o Movimento Skol em 2007 na cidade de Cuiabá - MT.
Sinceramente foi um dos melhores eventos em que eu tive oportunidade de ir.
Para começar o custo do ingresso foi de R$ 20,00(meia-entrada) e cada pessoa ganhava um abadá(camiseta) um cartão eletrônico como ingresso e 2 fichas de cerveja. Quando cada um iria comprar o ingresso escolhia se iria na área destinada à POP-ROCK ou ELETRÔNICO. Praticamente 2km de distância de do palco principal haviam 2 trios elétricos e cada um nutrido de muita cerveja e som, cada um com um tipo de música. Por quase 1 hora fomos acompanhando os trios elétricos e quando chegamos ao palco principal da festa havia a seta da Skol em volta do palco.
Tocaram naquele dia vários Dj´s inclusive Blitz e Capital Inicial.
Voltando a história... 
A Skol como sempre inovando resolveu lançar um novo tipo de cerveja: Beats. Esta cerveja foi feita com base no que o consumidor quer para festas de agito. Trouxe mudanças no sabor e no teor alcoólico e uma embalagem long neck de 330 ml transparente.
Em 2009 a Skol lançou a versão em lata da Skol Beats, contendo 269 ml.

Em outubro de 2006 foi criada a cerveja Skol Lemon, com baixo teor alcoólico e limonada. Esta teve aceitação dividida entre o público. Lançou propagandas bem humoradas e carismáticas, sendo seu mais recente sucesso uma campanha para o verão 2006/2007 em que um grupo de amigos faz brincadeiras uns com os outros e que vão guardar lembranças pro resto da vida; reforçando a idéia jovem, público alvo da cerveja.
Não encontrei ao certo desde quando está disponível a Skol Litrão, ao que tenho recordação está no mercado brasileiro desde 2008. O que importa é que essa sim é uma cerveja que vale cada centavo. Primeiro por ser pouca diferença de preço em relação à garrafa de 600 ml, segundo por conservar mais tempo a cerveja gelada e terceiro por durar muito. Aqui em casa dificilmente falta Skol Litrão e quando se bebe com a galera evita também a grande briga pra ver quem paga a próxima rodada.



Resumindo... Esta é a cerveja mais importante que temos no nosso país. Para mim é a melhor de todas em custo - benefício. É boa bonita e barata.


Curiosidades Extra:
Na Europa, a Skol não obteve grandes resultados de mercado, ao contrário do Brasil onde conseguiu grande sucesso de público, graças a seu marketing agressivo.
De acordo com a consultoria britânica InterBrands, a marca Skol está avaliada em US$ 421 milhões e é a 4ª marca mais valiosa do Brasil.
A Skol não disponibiliza a venda das geladeiras personalizadas presentes em bares e em suas campanhas publicitárias para consumidores.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário