quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mitos sobre a cerveja

Algumas curiosidades que na verdade são mitos sobre a cerveja


Cerveja normal ou light  – As cervejas light têm em geral entre 90 a 100 calorias, contra as menos de 200 calorias das convencionais. Um amante de cerveja diz que a diferença é a mesma entre comparar um McDonalds com um restaurante 5 estrelas. Os que buscam uma vida mais saudável e estão acostumados com dietéticos e light, dizem que a diferença é imperceptível. Portanto, a menos que você beba 300 cervejas por semana, opte por uma cerveja boa e convencional, nada de light.


Quanto mais escura é a cerveja, mais álcool contém – Nem sempre. A cerveja Guinness, por exemplo, é preta, e tem 4,2% de álcool. A cor da cerveja vem do malte torrado, o que não representa nada no teor alcoólico. Já os demais componentes são responsáveis pelo álcool, mas não influenciam na cor.


A cerveja fica com o gosto ruim se esquentar e gelar novamente – pode acontecer caso a cerveja passe pelo processo de gelar/descongelar por muitas vezes. Mas muitas pessoas acreditam que o gosto fica esquisito quando se gela uma cerveja que já foi gelada e voltou à temperatura normal. A cerveja pode estragar com o ar, a luz e o tempo. A temperatura não estragará sua cerveja a menos que seja extrema.




As cervejas dos EUA têm menos álcool que as demais – Algumas pessoas notam uma diferença no rótulo, sobre o teor alcoólico das cervejas comercializadas nos EUA. Os americanos usam a média de álcool por peso, enquanto os demais países adotam o padrão de álcool por volume. Uma vez que a cerveja pesa menos que a água, as cervejas americanas apresentam números menores, mas não menos álcool.



A cerveja Guinness servida na Irlanda é melhor – O processo de fabricação da cerveja é de baixo custo, então porque essas marcas arriscariam sua reputação ao fabricar cerveja diferente para exportação? Não faz muito sentido, e não é verdade. Com raras excessões, a cerveja exportada é exatamente igual à local. A única diferença é o frescor devido ao tempo gasto na exportação. (Não fui à Irlanda ainda, mas se a Guinness de lá for melhor que a que vende aqui próximas férias meu destino é Dublin)



A cerveja não deveria ser amarga – O amargo da cerveja vem de um componente (presente em todas cervejas) responsável pelos maltes doces e que age como conservante. Algumas cervejas têm mais (como a India Pale Ales) e outras têm menos, caso da Wheat Beer. (E o que é bom da cerveja as vezes é justamente o amargor, claro que varia do clima e da situação, mas as cervejas mais vendidas do mundo não são doces)



As melhores cervejas estão nas garrafas verdes – as garrafas escuras (em geral marrons) protegem muito mais a cerveja da luz do que as claras (verdes ou transparentes). O mito surgiu depois da Segunda Guerra Mundial, quando os europeus consumiam cervejas importadas que eram produzidas e envasilhadas em garrafas verdes devido à escassez local. (Se bem que essa verdinha ali eu aceito qualquer hora e lugar)



As cervejas da Tailândia contêm formaldeído – Acredita-se que as cervejas fabricadas em Singha contêm na fórmula formaldeído. A explicação mais aceitável é que as cervejas fabricadas em Singha contêm muito mais álcool e são muito mais amargas. Quando soldados americanos ou ingleses bebiam na Tailândia, ficavam bêbados com maior facilidade e muito mais rápido do que costumavam, além de sentirem um amargo muito mais intenso. A explicação sugerida é que continha formaldeído em sua fórmula. Loucura.



 A cerveja Corona é urina mexicana – Durante a década de ’80, surgiu um rumor de que trabalhadores da fábrica de cerveja Corona (bem popular nos EUA) estavam urinando nos tanques das cervejas destinadas aos EUA. Certamente seria, no mínimo, desagradável, se fosse verdade. Mas como todo mito, isso causou transtornos para a fábrica – sua popularidade foi diminuindo entre os consumidores de cerveja americanos e quem se beneficiou com isso foi a Heineken. Peraí, e onde a Heineken entra na história? Ela foi a responsável por espalhar o rumor (aconteceu um caso similar a este aqui no Brasil, envolvendo a Coca-Cola e a Dolly). O responsável da Heineken admitiu a concorrência desleal e a Corona teve sua popularidade em alta novamente. Mas esse rumor é espalhado até hoje por todo o país!



Mulheres não gostam de cerveja – Quem será que inventou isso?! Algumas mulheres bebem muito mais do que homens. Há milhares de casos em que a mulher aguenta beber muito mais do que o homem e tem muita mulher que é tão fanática por cerveja quanto homem. Aliás, isso é outra coisa que eu queria dizer... Homem que não bebe cerveja(por opção é claro) não é homem de verdade. É a velha história, ninguém faz amigo bebendo leite. E se você ouvir um homem dizendo, eu não bebo cerveja, só bebo ICE, ou Sex on the Beach, ou Cosmopolitan pode desconfiar... Homem que é homem bebe cerveja sim! de preferência sempre. Ahhh que inveja do Zeca Pagodinho que tem cerveja ilimitada por toda a vida... aeuhaeuhaeuhaeuhaeuhaeuhaeuuae

4 comentários:

  1. sobre a guiness posso comentar:

    se tiver diferenças, são mínimas, assim como você comentou. Porém, existe sim uma grande diferença entre o chop Guiness tirado nos pubs, das latinhas vendidas nos mercados. Principalmente no gás e na textura. Isso porque tem um jeito "especial" de tirar o chop Guiness. Eles põe até quase a metade, esperam decantar e depois preenchem a pint. Um amigo meu, quando comprava de latinha ele chacoalhava a lata(!) antes de colocar no copo...mas tambem ele bebeu a vida inteira e em pubs...

    mas tem chops guiness em bares daqui! achei bem satisfatório!

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  2. obs: quando digo "isso porque..." não é que seja melhor pelo jeito que tiram..quis dizer que "além disso..." como observação...

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  3. opa, dei uma lida melhor no blog, vocês entendem mais do que eu pensava ehhehe...então desencanem ai do que escrevi e vamo toma uma breja

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  4. hahahaha

    Obrigado Elias...

    Eu quase postei esses dias sobre um artefato que eu vi perambulando por aí na net...

    Trata-se do Guinness Surger...

    Aliás, vou publicar hoje depois da minha prova...

    ahahhahahahaha

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