terça-feira, 10 de agosto de 2010

Tipos de Cerveja

Há muitos tipos diferentes de cerveja.


Lager:


As lagers (em especial as claras) são, provavelmente, o tipo mais comum de cerveja consumida. Elas são originárias da Europa Central (provavelmente da atual Alemanha), tirando seu nome da palavra germânica lagern ("armazenar"). De baixa fermentação, são tradicionalmente armazenadas em baixa temperatura por semanas ou meses, clareando, amadurecendo e ganhando maior quantidade de dióxido de carbono. Atualmente, com o aperfeiçoamento do controle de fermentação, muitas cervejarias de lagers usam períodos consideravelmente menores para armazenamento a frio (de 1 a 3 semanas).


Embora existam muitos estilos de lagers, a maioria delas é clara na cor, com alto teor de gás carbônico, de sabor moderadamente amargo e conteúdo alcoólico entre 3-6% por amostra. Os estilos de lager incluem: Bock, Doppelbock, Eisbock, Munchner Helles, Munchner Dunkel, Maibock, Dry Beer, Export, Märzen (feita somente para a Oktoberfest bávara), Pilsener e Schwarzbier (cerveja preta).


A Lager é erroneamente confundida com as "Cervejas Pilsen" nacionais. Em geral vê-se em todos os rótulos nacionais "Cerveja Pilsen" quando na grande maioria são na verdade Standart American Lagers ou Premium Lager. Ou seja, toda cerveja Pilsen é uma Lager, mas nem toda Lager é uma Pilsen.
Skol, Brahma, Antarctica, Sol, Kaiser, Nova Schin, Itaipava, Crystal são cervejas do tipo Standart American Lager.
Bohemia, Antarctica Original, Bavaria Premium, Itaipava Premium segundo os fabricantes deveriam ser consideradas Premium Lagers

Malzbier:


Malzbier é um tipo de cerveja, doce e com baixo teor alcoólico (geralmente entre 0 - 1%), de cor escura, que é fermentada com uma cerveja normal, porém com a fermentação de levedo por volta do 0°C. O CO2 e o açúcar é adicionado depois. A Malzbier é geralmente usada como uma bebida energética.

Ale:
Cervejas de fermentação alta, especialmente populares na Grã-Bretanha e Irlanda, incluindo as mild (meio-amargas), bitter(amargas), pale ale (ale clara), porter (cerveja escura muito apreciada por estivadores) e stout (cerveja preta forte). As cervejas de fermentação alta tendem a ser mais saborosas, incluindo uma variedade de sabores de cereais e ésteres produzidos durante a fermentação que lhe conferem aroma frutado; são também de baixo teor de gás carbônico, fermentadas e servidas idealmente numa temperatura mais elevada do que as lagers. Diferenças de estilo entre cervejas de fermentação alta são muito maiores do que aquelas encontradas entre as cervejas de baixa fermentação e muitos estilos são difíceis de categorizar. A cerveja comum da Califórnia, por exemplo, é produzida usando o fermento para lagers em temperaturas para ales. As cervejas à base de trigo são geralmente produzidas usando um fermento para ales e então armazenadas, às vezes com um fermento para lagers. A cerveja belga Lambic é produzida com fermentos selvagens e bactérias, nativos da região do vale do rio Zenne (Pajottenland), perto de Bruxelas. Ale verdadeira é um termo para as cervejas produzidas usando métodos tradicionais e sem pasteurização.

Porter:
Cerveja do tipo ale produzida originalmente na Inglaterra, a porter é fabricada a partir do processo de fermentação alta, assim chamada porque ela ocorre a uma temperatura elevada, entre 15 °C e 20 °C, fato que leva as leveduras a subirem à superfície, resultando em uma cerveja forte e encorpada.

Pilsen:
Cerveja do tipo lager, amarga, de coloração dourada e bastante transparente. É o gênero de cerveja mais consumido em todo o mundo, mas como dito lá em cima é confundido com a Standart Lager e Premium Lager. Para uma cerveja ser considerada Pilsen ela precisa ter uma cor característica, um aroma característico, um sabor e amargor característico. O nome pilsen é derivado de Pilsen, nome alemão da atual cidade de Plzeň, localizada na República Checa, onde este estilo de cerveja foi originalmente produzido.


Weiss:


Cerveja cujo malte é feito a partir do trigo (ao invés da tradicional cevada), com espuma mais cremosa, estável e pronunciada. Pouco amarga e bastante refrescante, é ideal para o verão. É clara e apresenta turbidez natural, pelo fato de não ser filtrada, ou seja, possui um residual de fermento remanescente do processo de fermentação ( Hefe). Principais características: aroma de especiarias (cravo) e frutal (banana). (Ex: Bohemia Weiss - Cerveja de Trigo)




Cerveja Sem Alcool:
Durante o processo de fabricação da cerveja é possível interferir na produção durante a fermentação, em que, alterando o tempo, a temperatura e a pressão, é possível produzir tradicional e naturalmente a cerveja sem álcool. Atualmente é também utilizado outro processo, em que através de um tipo de microfiltragem é possível retirar o álcool da cerveja.

4 comentários:

  1. hummm, esse monte de cerveja dá vontade de beber hein? delíciaaa! boa sorte com teu blog :**

    ResponderExcluir
  2. Oi, As Ale que são as de alta fermentação, tendem a ter um maior teor de álcool? Ou não há relação? O que torna uma cerveja mais alcoólica?

    ResponderExcluir
  3. Boa!
    Me esclareceu mais uma dúvida que eu tinha que era a diferença da Antárctica Original e a Tradicional.

    ResponderExcluir
  4. adorei as explicações me ajudaram muito .. obrigado

    ResponderExcluir