quarta-feira, 25 de maio de 2011

Conquistando Elas, Eles, Todos!

A cerveja ao contrário do que muitos ainda teimam em pensar está se tornando(isso se ela já não é) a bebida mais democrática e social desse planeta.
Pare e pense, qual outra bebida pura podemos encontrar tantos aromas e sabores? Amargo, Cítrico, Doce, Adocicado, Doce com Amargo, Amargo com Doce, Forte, Tostado, Tostado com Doce, Amargo com Tostado, Mel, etc, etc, etc...



Infelizmente como está na cultura do brasileiro achar que cerveja é aquela "pilsen" fajuta que as Mega Cervejarias nos empurram "guela" abaixo, é necessário um pouco de coragem para se aventurar nesse mundo imenso cervejeiro.
Certo, a cervejeira é uma deliciosa forma de matar a sede nesse país tropical. CONCORDO! Só que isso não precisa limitar nossos prazeres. Experimente mudar um pouco a linha de raciocínio que a televisão te impôs e experimente uma cerveja nova. Você vai ver que o mundo é enorme, que cerveja não é tudo igual e que essa maravilha pode te tirar do tédio muito mais do que você imagina.
Aí vem um e diz: 
-AHHHHHHHHHHHHH eu não gosto de Heineken porque ela é muito amarga. 
-Você não merece meu respeito. hahahaha Brincadeira. Gosto é gosto com certeza, mas entenda ou faça aquele teu(ua) amigo(a) fresco(a) entender que cerveja não é feita só pra você beber de litros. Claro que se tiver mais aceitaremos mais ainda, mas algumas cervejas são realmente feitas para serem degustadas. Oras, é o diferencial dela que está evidente e você só pensa em ficar bêbado? Então vá beber pinga de alambique somente ou vodka falsificada Xylenaskoff. Até a Sandy está bebendo cerveja agora! aehueahueahueahuheauheauh
Esses dias mesmo ofereci uma Hoegaarden aqui em casa e fui obrigado a ouvir que ela não estava trincando.
Enfim, não te convenci? Então assista esse vídeo. Particularmente estou babando de vontade e com uma inveja boa de quem esteve nesse evento.



Beer is Good for you!!!


Bônus: Chocolates e cerveja


Chocolate pode combinar até mesmo com cervejas. Como em outras harmonizações, o casamento pode ser feito por similaridade ou por contraste. Na degustação, comece com uma mordida no chocolate, seguida de um gole de cerveja. A experiência é finalizada com mais uma mordida no chocolate, explica a sommelier de cervejas Cilene Saorin. A seguir, a especialista indica algumas boas combinações entre cervejas e chocolates:



BROWN ALE E CHOCOLATE BRANCO: a torrefação média e as notas de falso caramelo da bebida combinam com as notas de gordura do chocolate branco.
COFFEE PORTER E CHOCOLATE BRANCO: as notas de café fazem uma releitura aromática do clássico café com leite.

SCHWARZBIER E CHOCOLATE AO LEITE: é uma cerveja leve e refrescante com notas de café e cacau, que dialogam bem com musses, sorvetes e bolos gelados.

FRUIT LAMBIC E CHOCOLATE AO LEITE: a fermentação especial e a inclusão de frutas vermelhas maceradas durante o processo de maturação da cerveja fazem uma combinação interessante com bolos de chocolate. Juntos, eles passam a impressão aromática de uma sobremesa de chocolate com frutas vermelhas.

IMPERIAL STOUT E CHOCOLATE MEIO AMARGO: de teor alcoólico elevado, essa cerveja tem notas mais doces, que lembram chocolate e contrastam com o chocolate meio amargo, mais seco.

STRONG DARK ALE E CHOCOLATE COM NOZES E OUTRAS FRUTAS SECAS: a cerveja mais envelhecida ganha maior teor alcoólico e uma transformação aromática que combina com esse tipo de chocolate.

Um comentário: