sábado, 5 de novembro de 2011

Cerveja Artesanal

O movimento de cerveja artesanal está dominando diversos países, nos Estados Unidos há milhares de cervejeiros caseiros e aqui no Brasil estamos caminhando pra um processo semelhante. A arte de fazer cerveja como sabemos é milenar e data de muitos anos antes de Cristo.

Há o primeiro baque de preconceito devida a grande tendência histórico-cultural que temos em nosso país, onde a mídia(nem sempre ela é a vilã, mas ela consegue realmente mexer com nossa cabeça de uma maneira incrível) induz a compra do que o fabricante quer que compremos.

Quem bebe cerveja há algum tempo sabe bem o que eu quero dizer. Principalmente aqueles que já bebem desde a década de 80, 90. Diversas cervejas mudaram seu gosto, suas características para atender ao público alvo e claro, vender mais, o que acaba causando um "fechamento de opiniões" por grande parte dos consumidores, onde em algumas regiões só é aceitável tal e tal marca pois apenas aquela que presta. Não podemos negar que ao contrário do que as cervejarias pregam, de que toda água é processada pra que fique uniforme em todo o Brasil, uma mesma marca tem grande diferença de uma região pra outra do Brasil. Um simples exemplo disso é se fizermos um pão com uma farinha e outro com outra farinha, ambos serão semelhantes, mas nunca exatamente iguais, e claro que a água do Rio Cuiabá não tem a mesma concentração de Flúor, Magnésio, Cloro, Sódio da água do Rio Amazonas. 

Sem perder muito o foco, pessoas que gostam muito de cerveja, começaram a querer um produto realmente de qualidade, sem muitos conservantes e químicas e devido a isso começou a ficar cada vez mais comum que fizesse-se cerveja em casa.

A produção de cerveja é simples, utiliza-se basicamente 4 ingredientes: Água, Malte, Lúpulo e Levedura. Há diversas variações e o que difere um tipo de cerveja de outro é exatamente a quantidade de cada ingrediente e o seu tipo, além do processo como ela é feita. Cervejas Lagers são de baixa fermentação e Cervejas Ales são de alta fermentação, temos também as Lambic´s que são cervejas de fermentação espontânea, onde utiliza-se leveduras do próprio meio para fermentar a cerveja.

Creio eu que o maior freio de mão das cervejas especiais seja o lúpulo, dado que o Lúpulo é o ingrediente que confere amargor à cerveja. E isso até tem explicação: a princípio o amargo é um tipo de sabor que não é agradável a nós, mas uma salva: Cuidado! Quando você começar a gostar do amargor é algo irreversível! Que o diga quem toma chimarrão ou tereré. Com a cerveja não é diferente, o estilo mais tomado no Brasil é o famoso Pilsen, que na verdade é um fake Pilsen. As cerveja que tomamos como Skol, Brahma, Antarctica, Crystal, Kaiser, Nova Schin, e por aí vai são na verdade um tipo paralelo de Pilsen, elas são cervejas Standart American  Lager. Para ser uma cerveja Pilsen, é necessário um certo sabor, um certo amargor, uma certa coloração.

Quem não conhece alguém que não gosta de cerveja amarga? Claro, quem gostava de cerveja com 8 anos de idade? Quem não pensava como era inexplicável que os adultos conseguissem tomar uma quantidade tão grande de algo tão amargo? Pois é, conforme vamos experimentando vamos acostumando nosso paladar à esse sabor.

Eis abaixo dois vídeos que mostram mais ou menos como está o movimento de cerveja artesanal e as justificativas de tal processo:



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário