segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Mas afinal: O que é Malte?

Você provavelmente deve estar cansado(ou não) de ouvir essa palavra: Malte.



Elemento básico na composição da cerveja, o Malte não pode faltar de jeito nenhum em nenhuma cerveja do mundo. Afinal como sabemos [Cerveja = Água + Malte + Lúpulo + Levedura].
Mas o que raios é malte?

Malte é nada mais nada menos que um cereal germinado e depois ressecado. Existem vários tipos de maltes, entre eles o de trigo, cevada, centeio. O produto é designado simplesmente malte quando obtido da cevada. Quando obtido de outro cereal será designado pela palavra malte acrescido do nome do cereal. Exemplo: Malte de Trigo, Malte de Milho, etc.


Qual é a função do malte?
A principal função do malte é fornecer açúcares e nutrientes que servirão de alimento ao fermento(leveduras) produzindo álcool, gás carbônico, e outros tantos subprodutos da fermentação da cerveja. Além disso, a composição de maltes utilizados na formulação da cerveja vai proporcionar aromas e sabores característicos, além de influenciar na cor da bebida.

Para se fazer o malte, colhe-se o cereal, separa-se os grãos o passa pelo processo de maltagem onde primeiramente hidrata-se os grãos e espera-se até que eles germinem em um ambiente com a temperatura e umidade controladas. Temos então o Malte Verde. 


Após a germinação desses grãos eles vão ser secados e torrados e os brotos germinados vão cair. 100kg de cevada produzem cerca de 160kg de Malte Verde que como malte pronto pesa cerca de 80kg.


A cor do malte varia muito de acordo com a torragem. Quanto mais torrado o malte mais escuro ele vai ser conferindo à cerveja uma cor mais escura também.





Eis abaixo um vídeo de 2008 que explica mais ou menos o processo geral de maltagem:



Quando vamos então fabricar a cerveja, moemos o malte para que a semente se solte da casca e possamos extrair todos os açúcares do malte. 

4 comentários: