quinta-feira, 24 de maio de 2012

Cerveja Artesanal Parte 2

Bom como prometido vou dar continuidade nos posts sobre cerveja artesanal.

Pra começar é necessário os equipamentos corretos, portanto vou tentar ser o mais breve e simples possível, falando coisas que podem parecer bestas, mas que pra algumas pessoas podem ser muito importantes.

Postei tempos atrás aqui sobre um equipamento fundamental que era o Fermentador. Você pode ver a postagem clicando aqui.

Outro equipamento indispensável é uma Panela com válvula extratora/ou torneira. Pode ser com fundo falso ou sem fundo falso. Explico, dependendo onde for comprada, a panela vem com um engate pro lado de dentro ou não. Se ela não tiver como rosquear pelo lado de dentro, aí provavelmente você precisará de um Fundo Falso, caso ela tenha engate você pode optar pelo Fundo Falso ou uma Bazooka(e até mesmo os 2).


Ex: Meu caldeirão é de 32 Litros dessa maneira:



Mas você pode encontrar por aí assim:


Ou seja, não há conexão pra rosca como no anterior.

Eis então os equipamentos necessários:

1- Fundo Falso:




Como o próprio nome diz é um material de metal todo furado que faz um nível mas que deixa passar líquido por entre ele filtrando o bagaço do malte. Muito útil pra fazer a filtragem da cerveja. Usado pela maioria dos cervejeiros artesanais. Um dos defeitos é que deve-se evitar fazer a brassagem com o fundo falso, pois pode caramelizar o mosto visto que a pá/colher não chega no fundo do caldeirão. Deve se então fazer a brassagem num panela, depois em outra panela(ou na mesma mas dá mais trabalho) coloca-se o fundo falso e transfere-se todo o mosto pra fazer a filtragem.
O preço do fundo falso varia.
A Turma = R$ 128,00
Beer Lovers = R$ 120,00 a R$ 150,00
*Por enquanto foram os 2 que eu encontrei que vendiam o Fundo Falso separado da panela.

*Update:
Encontrei 2 novos sites que vendem a panela com o Fundo Falso e acaba tendo um melhor custo-benefício:

WE Consultoria = Panela de 32 Litros com fundo falso por R$ 292,61
WE Consultoria = Panela de 68 litros com fundo falso por R$ 527,29
Lojão de Ofertas = Panela de 68 Litros com fundo falso por R$ 410,00
Lojão de Ofertas = Panela de 94 Litros com fundo falso por R$ 465,00

2- Bazooka:


A Bazooka é uma espécie de malha de aço que apesar do tamanho pequeno é excelente. Particularmente eu nunca fiz uma brassagem com fundo falso portanto não pude comparar, mas nunca tive problema com a Bazooka, ela nunca se soltou, nem nunca entupiu durante a filtragem. Além do que eu paguei menos da metade do preço na Bazooka em vez de comprar o fundo falso. A vantagem dela também é que pode ser colocada antes da brassagem na panela e ficar ali durante todo o tempo. A desvantagem é que ela fica atrapalhando um pouco na hora de mexer o mosto, mas nada que não possa ser controlado e modificado. Para engatar a Bazooka na rosca do caldeirão eu precisaria de um engate, então comprei um joelho de inox que pode ser achado em qualquer loja de material pra construção, e custa em torno de R$ 9,00.
A Bazooka eu só consegui encontrar no Master Brau, assim como na WE, você tem que solicitar um orçamento por email e fazer o depósito, mas eu já comprei e fui muito bem atendido pelo Dorval e deu tudo muito certo.
A Bazooka é uma só, o que varia é a conexão secundária que ela tem pra engatar no seu caldeirão, no meu caso foi 3/4" e ela custou R$ 50,00.
Ainda assim é possível fazer sua própria Bazooka caseira. Eis aqui um post excelente da Cerveja Mecenas ensinando como fazer sua própria Bazzoka com malha de aço e aqui da Cerveja Castrum.
Outra alternativa é comprar na Alquimia da Cerveja o caldeirão que já vem com a Bazooka própria deles.

Minha Bazooka avulsa e engatada no Caldeirão.

Bazooka caseira.

Caldeirão: 


O caldeirão nada mais é do que uma panela grande pra se fazer a infusão dos maltes e também para fervura posteriormente. É interessante também que se tenha a válvula extratora no caldeirão. Quando eu quis montar meu kit cervejeiro fiquei preocupado com isso pois não tinha muito conhecimento nem ferramentas pra fazer por mim mesmo, então comprei meu caldeirão já pronto. Mas você pode comprar ele pronto ou fazer o seu em casa que fica muito mais barato mesmo. O Couple´s Bier ensina como ele fez o dele e eu já penso em montar meu próximo caldeirão da mesma maneira. Basta clicar aqui e ver certinho como ele fez o buraco com uma furadeira e acoplou a torneira.

Caso você queira comprar o caldeirão pronto é possível com:
A Turma

Em breve postaremos mais sobre equipamentos e sobre nossas brassagens, acompanhem sempre e qualquer dúvidas estamos ae. Só quem inventa de fazer cerveja sozinho sabe quantas dúvidas aparecem no começo e como as vezes parecemos perdidos. Ainda mais pra quem não tem como ir pra São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre fazer um curso e resolveu se aventurar como eu. Mas se vale de conselho não desista que depois de 2 ou 3 brassagens tudo fica automático e fácil, aí é só alegria.

Saúde!!!

Update: Eis aqui um post excelente do Grabenwasser sobre como colocar a válvula extratora no seu caldeirão!!!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário