Alguns meses atrás nosso grupo de cervejeiros artesanais se reuniu para a primeira brassagem da ACerva MT. Na ocasião fizemos a Moedora IPA.
Após algum tempo resolvemos fazer outra brassagem e dessa vez a receita foi uma cerveja mais leve mentira! Fizemos então uma Imperial IPA. Como na primeira vez o moedor tinha sido o grande problema que gerou o nome da cerveja. Dessa vez como estávamos bem equipados de moedor e o sabor seria nada mais nada menos que alguns IBU´s acima da média batizamos a cerveja de Furadora. Por quê? Logo logo vocês vão entender...
Algumas pessoas compareceram para acompanhar todo o processo e aprender como fazer cerveja em casa.
Calculamos 8,2kg de Malte para 20 e utilizamos ao total 14,2kg de Malte para estimados 35 Litros de Cerveja(uma proporção básica seria de +/- 4,5kg de Malte para 20 Litros de cerveja). (Clique nas imagens para ampliar)
Pesagem do Malte
Água para mostura
14,2kg de Malte moído
1 hora e meia de brassagem depois
Filtragem dos Grãos
Fervura por 75 minutos
Depois de Resfriado o mosto vai para o Fermentador
Adicionamos a Levedura(fermento) devidamente hidratada
Essa é mais ou menos a cor da nossa Cerveja
Uma Vez Juan Pagnussat disse: Fazer cerveja sem beber uma dá azar!
Desta vez o errado deu certo. Isto porque havíamos programado usar 40g de Lúpulo Herkules e 40 de Lúpulo Magnum. Só que esse cálculo era pra 20 Litros e quando fomos adicionar os lúpulos esquecemos de converter para 35 Litros. Eis que numa tentativa de compensar colocamos um pouco mais no fim da fervura, que foi quando demos conta do erro. Em geral isso foi bom para manter a cerveja mais perto do estilo que tem como parâmetro 60 a 120 IBU. A nossa ainda ficou um pouco fora disso: 135,1 IBU.
Segue abaixo uma tabela comparando a nossa cerveja com o estilo Imperial IPA:
Todos os outros quesitos(Gravidade Inicial, Coloração e Graduação Alcoólica) estão 100% dentro dos parâmetros do estilo o que nos deixa com 95% próximos do real. Se bem que dizem que acima dos 100 IBU acaba-se não diferenciando o amargor, então pra nós foi excelente.
A receita da Furadora Imperial IPA está disponível no BeerTools, basta clicar aqui para ver.
A escolha da receita não foi aleatória. Foi mesmo questão de gosto. Ao contrário do que as importadoras e cervejarias pensam sobre Cuiabá, aqui tem sim apreciadores de cervejas extremas, lupuladas e fortes. O calor não é suficiente para diminuir nossa sede por lúpulo. Tanto que em 2 brassagens os estilos foram IPA e Imperial IPA.
Neste exato momento do post a cerveja está fermentando(vigorosamente!). Quando ela ficar pronta eu posto aqui novamente.
Agradecimentos especiais ao Empório Serra Grande pela disponibilidade de local e recepção de todos.