Cervejeiros amadores, se tem uma coisa que dá dó de fazer é jogar fora todo malte que usamos nas brassagens. Então no começo até guardamos no freezer, mas depois começa não sobrar lugar pra guardar aí vem o desespero. Aqui em casa por exemplo não damos conta de comer tudo em pão. Então resolvi buscar outras alternativas de utilizar melhor esses grãos que dão vida à nossa querida cerveja.
Com certeza vocês já ouviram falar do famoso Pão de Malte. Existem algumas receitas espalhadas pela internet de como fazer seu pão caseiro e eu vou postar uma aqui que eu faço desde a primeira brassagem que é sucesso absoluto. Até minha mãe, que é cozinheira de mão cheia se rendeu ao pão de Malte.
Para receita você vai precisar de:
- 300gr de malte de cevada usado
- 800gr de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de mel
- 1 sachê (ou 1 colher sopa rasa) de fermento biológico seco
- 1 colher rasa (sopa) de sal
- 350ml de leite
- 1 colher (sopa) de banha (ou margarina/manteiga)
- 1 Ovo* ------> Opcional
Misture todos os ingredientes(exceto o ovo) em um recipiente primeiro os secos(farinha, sal, fermento, malte) e depois os líquidos/pastosos(leite, manteiga e mel).
-Depois de misturar sove por 10 minutos.
-Cubra com um pano seco e limpo e deixe a massa descansar por no mínimo 1 hora.
-Sove novamente e coloque em forma para pão untada com óleo.
-Cubra com um pano novamente e espere crescer bem (cerca do dobro do tamanho).
-Pincele o Ovo batido sobre o pão (Opcional).
-Asse em forno alto (250)°C por 45 ou como for seu forno. Acredito que no forno à Lenha o pão fique mais que surreal.
-Logo que retirar do forno, desenforme e mantenha sobre uma superfície arejada para não suar a parte de baixo do pão.
O da esquerda eu recheei com queijo. Fica fantástico!
-Como opção para que o pão fique mais macio ainda e menos quebradiço, você pode triturar o bagaço do malte no liquidificador junto com o leite antes de misturar os ingredientes. Com isso, o bagaço fica bem moído e se incorpora ainda mais à massa. Nunca fiz dessa maneira, mas é uma ótima alternativa para queles que que não gostam muito de mastigar os cereais de um pão integral.
-Use sua imaginação, incorpore ingredientes, invente, faça diferentes formatos de pão. Outra vez eu copiei o Subway e fiz um pão com queijo e orégano por cima. Ainda aproveitei e recheei novamente com queijo.
O resultado foi aquela primeira imagem lá em cima harmonizando com uma Brew Dog 5am Saint.
Porque fazer esse pão? Pois é sempre um pão delicioso que combina tanto com doces, geleias quanto com salgados como queijo, presunto, salame, copa, maionese, mostarda, etc.
Pra harmonizar então com uma cerveja é espetacular!
Essa receita gentilmente sugerida pelo blog Grabenwasser.
Em breve eu posto mais sobre o que fazer com o malte de uma brassagem. Semana passada inventamos outro alimento que combinou bem com o malte de cevada. Até a próxima.
PS: Testei a versão em que bate-se o malte no liquidificador e coloquei melhorador de farinha como esse aqui. O resultado foi um pão muito macio, quase parecido com pão de hot dog, porém bem mais saboroso. Recomendo pra quem não gosta dos grãos inteiros no pão.
Ja tentou fazer hamburguer?
ResponderExcluirExperimentei a sua receita achei ótima e já usei a imaginação para fazer outros que também ficaram maravilhosos.
ResponderExcluirAcabei de fazer e estão lindos. Estou muito agradecida ♡
ResponderExcluirSempre vi minha mãe misturar o fermento no leite morno. Vocês seguiram a orientação de misturar o fermento direto às farinhas?
ResponderExcluir