terça-feira, 18 de outubro de 2011

BrewDog

Venho por meio desta vos apresentar algo completamente insano. Ontem tive a oportunidade de participar de um evento de degustação dessa marca extraordinária no novo empório em Cuiabá a Serra Grande.

A BrewDog é uma cervejaria escocesa que revolucionou o mercado de cervejas. Já havíamos mencionado à respeito dela aqui no blog neste post aqui e neste aqui. E como experimentamos a cerveja e um pouco da sua história ontem temos obrigação de mostrar isso a todos.



A cervejaria hoje mundialmente aclamada foi fundada em 2006 por dois jovens amigos que antes faziam sua própria cerveja em casa, James Watt e Dickie Martin. Eles estavam cansados da cerveja que o mercado empurrava guela abaixo e resolveram fazer uma coisa diferente: Cervejas fortes, com muito malte e muito amargor, uma cerveja que tivesse realmente sabor e pudesse ser apreciada.

Eis que eles levaram a ideia a sério e começaram a distribuir nos Pubs de Londres a cerveja artesanal. Foi sucesso total e desde então o negócio só prosperou.

A grande sacada dos amigos foi produzir cervejas de vários estilos mas com características marcantes principalmente de paladar e aromatização. Acreditem, uma Lager deles é idêntica à uma Ale, isso porque eles não têm dó de Malte e Lúpulo em suas cervejas.

Outra coisa que eles adoram é uma polêmica, tudo para caracterizar a marca pelo que ela tem a propor: Renovação. Diversas propagandas da BrewDog é nitidamente visível a aversão à cervejas "fraquinhas". Vide vídeo abaixo:


Hardcore IPA from BrewDog on Vimeo.

Isso sem contar os outros comerciais e propagandas:

Punk IPA em um cenário pós-guerra triunfando sobre Stella Artois, Beck´s, etc...


Punk IPA colocando Stella Artois, Grolsch, Beck´s, Carlsbeg na guilhotina...

Um post é pequeno pra dizer tudo que essa cerveja é capaz. Mas dá pra se ter noção pela descrição comercial de uma das cervejas da marca, a 5a.m. Saint:



5am Saint é o Santo Graal das Red Ales. Vivemos em um mundo de divindades descartáveis. Infelizmente, para muitas pessoas, a ideia também se aplica à cerveja. Mas quem é que sabe o que vale a pena adorar quando os orçamentos absurdos de publicidade te dominam e te sugam num piscar de olhos? A Brew Dog tem a missão de abrir os olhos do máximo possível de pessoas. Lançai mão de qualquer calúnia e deixe a BrewDog ser seu guia em meio a mediocridade. Uma vez que este rubi líquido forma uma espuma em torno do seu copo, você nunca mais vai querer olhar para trás.

Cada cerveja da Brewdog vem uma descrição em seu rótulo que é verdadeiramente engraçado, não tem como não dar risada lendo cada um.

Falaremos mais sobre essa marca em futuros posts. Até lá quem tiver oportunidade experimente, com uma ressalva: Prepare-se pra algo completamente diferente das cervejas comerciais. Reserve um tempinho para sua degustação e curta bastante uma cerveja com presença.


Fonte: Elvio Resende
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário