quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Mas afinal: O que é Cerveja Pilsen?

Bem amigos do Cerveja na Guela, eis que ouço muito isso e pra muitos que perguntam poucos sabem responder. Estou dizendo é claro de todos nós que bebemos muita cerveja nacional de grandes cervejarias e em seu rótulo vem escrito: Cerveja Pilsen. Mas afinal, você sabe o que é Cerveja Pilsen?



Pode parecer uma pergunta besta, mas ficaríamos impressionados com a quantidade de pessoas que não sabem o que exatamente significa esse termo. Além do que conhecimento não é demais e devemos passá-lo adiante, só assim teremos uma cultura engrandecida e poderemos nos tornar mais críticos e exigentes com nossos produtos favoritos.

Bem, como vimos anteriormente, existem basicamente 3 tipos de cerveja. As Lagers que são cervejas que usam levedura(fermento) de baixa fermentação (as leveduras ficam no fundo do fermentador e necessitam uma temperatura de mais ou menos 7-12°C para fermentar), as Ales que são cervejas que usam levedura de alta fermentação (as leveduras ficam em cima nos tanques de fermentação e necessitam de mais ou menos 15-24°C). O Outro tipo seria Lambic que usa fermentação espontânea para criar álcool e tem vários leveduras e não apenas uma só como no caso das Ales e Lagers. 



Antigamente produzia-se apenas cervejas Ales e quase sempre escuras. Apenas em 1835, foi descoberto um novo tipo de fermento, o lager, que se desenvolve no fundo dos tanques de fermentação. Por este motivo, este tipo de fermentação passou a ser denominado botton fermentation, ou "baixa fermentação", em oposição às tradicionais cervejas de "alta fermentação" (top fermentation).

Aí em 1842, criou-se, na cidade de Pilsen, na atual República Tcheca, uma cerveja lager mais clara, que veio a ser denominada cerveja "Pilsen", ou "Pilsener". O nome pilsen é derivado de Pilsen, nome alemão da atual cidade de Plzeň. O mestre cervejeiro alemão Josef Groll foi convidado a trabalhar numa cervejaria recém inaugurada na cidade de Pilsen, região da Boêmia, atual República Tcheca, no ano de 1838. Em 1842, ao fabricar uma cerveja de baixa fermentação, obteve como resultado uma cerveja extremamente límpida e cristalina para os padrões da época. A cor dourada chamava muito a atenção, e aliada aos sabores e aromas notáveis de malte e lúpulo, a nova cerveja se tornou popular muito rapidamente. O aspecto belíssimo da cerveja, que remetia a ouro líquido, pôde ser apreciado plenamente nos copos de cristal transparente difundidos na mesma época na região. Essa conjunção de fatores contribuiu para o sucesso imediato do novo estilo de cerveja, batizado com o nome da cidade. Dessa maneira estava criado o estilo Bohemian Pilsener, onde o "er" no final da palavra signifida "de" (Pilsener = De Pilsen, da cidade de Pilsen).

Uma verdadeira representante do estilo Pilsen

Pilsen é o estilo de cerveja mais consumido no mundo. A facilidade de ser encontrada, o aquecimento global, a matéria prima para ser fabricada e a aceitação mundial contribuem fortemente para que ela seja a mais amada de todas. A cerveja Pilsen é uma cerveja bem dourada, com notáveis aromas de lúpulo e um sabor bem mais acentuado de malte que as nossas cervejarias nos vendem aqui como Pilsen. 

O que bebemos na maioria das vezes aqui é na verdade um outro estilo, bem parecido com o Pilsen, onde se assemelham mais ou menos a cor, a fermentação, os ingredientes básicos, mas a quantidade deles é bem menor e com isso temos o estilo Standart American Lager. Paralelo à esse estilo temos o Premium American Lager e o Lite American Lager.

Eis um gráfico que explica mais ou menos a diferença entra uma cerveja do estilo Pilsen e uma Cerveja Popular de grande cervejaria que é o que se bebe como Pilsen:


Esse adjunto ali descrito é na verdade Milho, Arroz, ambos os dois, etc. Adicionando esses adjuntos é possível ter uma estabilização de alguns fatores, mas o sabor acaba sendo realmente bem mais fraco, ácido, e necessita-se de grandes quantidades de estabilizantes, conservantes, etc-antes para manter a cerveja. Sem contar é claro a quantidade de lúpulo significativamente menor. Quando você lê no rótulo da sua cerveja [Ingredientes: Água, Malte, Cereais não maltados, Lúpulo e levedura], Esses cereais não maltados são milho e arroz.

Não que as nossas cervejas não prestem, longe disso. Aliás elas tem um papel importantíssimo. Graças as grandes cervejarias temos a chance de experimentar o novo e decidir se gostamos ou não. Sem contar o custo de produção acarreta num custo de venda relativamente acessível a todos nós. E também que num dia extremamente quente, você sentado no na calçada do buteco debaixo de sol quase uma excelente pedida é uma cerveja refrescante. E isso nós não podemos negar que temos de monte. Claro também a condição social do nosso país onde nada mais justo que boas cervejas fossem vendidas à um preço acessível a todos.

19 comentários:

  1. Mtu boa explicação. Nunca ninguém tinha falada tao facil assim

    ResponderExcluir
  2. muito bom o post.
    mais a parte do "aquecimento global" ficou meio confuso kkkkkkkkkk'.

    ResponderExcluir
  3. Aquecimento global é desculpa da gente pra beber uma pilsen todo fim de semana!!! aehhaeuhaeuhaeuhaeuhaeuhaeuhaeuhaeuheauhaeuhae

    ResponderExcluir
  4. Essa do aquecimento global foi boa mesmo....
    Boa também foi a expressão "ambos os dois"..rsrs

    ResponderExcluir
  5. Mulheres com seios a mostra, uma de cada raça, cerveja sempre gelada, uma de cada marca e sol o dia todo... é mais ou menos assim que deve ser o paraíso não é não?!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o paraiso não sei mais o puteiro é bem parecido... heahaehheah

      Excluir
  6. To aqui sentado na porta do buteco, olhando pra garrafa.. Tive a ideia de pesquisar, saber oque é. Gostei da explicaçao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita José Anderson!
      volte sempre... abraço

      Excluir
  7. Leonidas Cafezeiro14 de março de 2014 10:38

    gostei, agora estou tirando onda com os parceiros de copo, dando aula sobre cervejas que consumimos; cara é o maior barato, mas no final indico o site para os mais teimosos e curiosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só temos a agradecer Leonidas. Espero que possamos ajudar sempre. Tem muitos mitos que aprendemos no buteco e não temos referência pra confirmar se é ou não verdade. Vote sempre que puder ou precisar e boas cervejas pra todos nós! Abraço

      Excluir
  8. qual que deixa mais doidão? (para um percentual alcoolico fixo, logico)

    ResponderExcluir
  9. Essa questão de minimizar custos na produção para a revenda ser acessível é furada. Estive na alemanha e bebi cervejas pilsen legítimas por 55 cents de euro, em super mercado vc encontra até por míseros 30 centavos garrafa das mais populares, que diga-se de passagem no padrão rigoroso alemão mesmo sendo populares eram superiores as nossas nacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente colocação Ivo, muitas vezes discutimos isso com nossos amigos.
      Temos por exemplo no Brasil um exemplo que é a Bavaria Premium que segundo consta é puro malte, assim como a 1500 da Conti que também é. Nem por isso elas custam absurdos.
      A Bavaria Premium mesmo eu cansei de comprar ela por R$1,09 a lata em supermercado aqui.
      Provando que pode-se fazer cerveja com o mínimo de qualidade sem cobrar os olhos da cara.
      Pior é quando eles usam adjuntos na cerveja e ainda assim a cerveja tem um preço acima do valor ideal.

      Excluir
  10. Muito boa a explicação. Mas já bebi uma pilsen e ainda não consegui entender "ambos os dois"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahha
      "amos os dois" é só pra zuar um pouco e sair as vezes da conversa completamente técnica.
      Não se assuste que erros de concordância, gramática, ou qualquer outro atentado ao português aqui no blog quase sempre é proposital, ou não! aeuhauehuaehuaehueahuheauhea
      um abraço e mais um pilsen pra nós todos!

      Excluir
  11. Boa Noite!
    Se eu quiser tomar uma cerveja (que seja Pilsen mesmo), qual eu peço ao vendedor na hora de comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. O ideal mesmo é procurar um empório ou loja especializada em cervejas especiais. Ainda pode-se achar por sites especializados em cerveja especial também.
      Você pode pedir por uma Bohemian Pilsner ou uma German Pilsner. Sendo a bohemian a pilsen, a original.
      Exemplos clássicos de bohemian pilsner é a Pilsner Urquell, Czechvar.
      Bitburger, Konig, Jever representam exemplos de German Pilsners.

      Excluir
  12. eu sempre ouvi dizer que , cerveja pilsen ( o pilsen ) quer dizer que precisa ser gelada para consumir . tem alguma relação isto ?

    ResponderExcluir