quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Mas afinal: O que é Cerveja Pilsen?

Bem amigos do Cerveja na Guela, eis que ouço muito isso e pra muitos que perguntam poucos sabem responder. Estou dizendo é claro de todos nós que bebemos muita cerveja nacional de grandes cervejarias e em seu rótulo vem escrito: Cerveja Pilsen. Mas afinal, você sabe o que é Cerveja Pilsen?



Pode parecer uma pergunta besta, mas ficaríamos impressionados com a quantidade de pessoas que não sabem o que exatamente significa esse termo. Além do que conhecimento não é demais e devemos passá-lo adiante, só assim teremos uma cultura engrandecida e poderemos nos tornar mais críticos e exigentes com nossos produtos favoritos.

Bem, como vimos anteriormente, existem basicamente 3 tipos de cerveja. As Lagers que são cervejas que usam levedura(fermento) de baixa fermentação (as leveduras ficam no fundo do fermentador e necessitam uma temperatura de mais ou menos 7-12°C para fermentar), as Ales que são cervejas que usam levedura de alta fermentação (as leveduras ficam em cima nos tanques de fermentação e necessitam de mais ou menos 15-24°C). O Outro tipo seria Lambic que usa fermentação espontânea para criar álcool e tem vários leveduras e não apenas uma só como no caso das Ales e Lagers. 



Antigamente produzia-se apenas cervejas Ales e quase sempre escuras. Apenas em 1835, foi descoberto um novo tipo de fermento, o lager, que se desenvolve no fundo dos tanques de fermentação. Por este motivo, este tipo de fermentação passou a ser denominado botton fermentation, ou "baixa fermentação", em oposição às tradicionais cervejas de "alta fermentação" (top fermentation).

Aí em 1842, criou-se, na cidade de Pilsen, na atual República Tcheca, uma cerveja lager mais clara, que veio a ser denominada cerveja "Pilsen", ou "Pilsener". O nome pilsen é derivado de Pilsen, nome alemão da atual cidade de Plzeň. O mestre cervejeiro alemão Josef Groll foi convidado a trabalhar numa cervejaria recém inaugurada na cidade de Pilsen, região da Boêmia, atual República Tcheca, no ano de 1838. Em 1842, ao fabricar uma cerveja de baixa fermentação, obteve como resultado uma cerveja extremamente límpida e cristalina para os padrões da época. A cor dourada chamava muito a atenção, e aliada aos sabores e aromas notáveis de malte e lúpulo, a nova cerveja se tornou popular muito rapidamente. O aspecto belíssimo da cerveja, que remetia a ouro líquido, pôde ser apreciado plenamente nos copos de cristal transparente difundidos na mesma época na região. Essa conjunção de fatores contribuiu para o sucesso imediato do novo estilo de cerveja, batizado com o nome da cidade. Dessa maneira estava criado o estilo Bohemian Pilsener, onde o "er" no final da palavra signifida "de" (Pilsener = De Pilsen, da cidade de Pilsen).

Uma verdadeira representante do estilo Pilsen

Pilsen é o estilo de cerveja mais consumido no mundo. A facilidade de ser encontrada, o aquecimento global, a matéria prima para ser fabricada e a aceitação mundial contribuem fortemente para que ela seja a mais amada de todas. A cerveja Pilsen é uma cerveja bem dourada, com notáveis aromas de lúpulo e um sabor bem mais acentuado de malte que as nossas cervejarias nos vendem aqui como Pilsen. 

O que bebemos na maioria das vezes aqui é na verdade um outro estilo, bem parecido com o Pilsen, onde se assemelham mais ou menos a cor, a fermentação, os ingredientes básicos, mas a quantidade deles é bem menor e com isso temos o estilo Standart American Lager. Paralelo à esse estilo temos o Premium American Lager e o Lite American Lager.

Eis um gráfico que explica mais ou menos a diferença entre uma cerveja do estilo Pilsen e uma Cerveja Popular de grande cervejaria que é o que se bebe como Pilsen:


Esse adjunto ali descrito é na verdade Milho, Arroz, Açúcar, etc. Adicionando esses adjuntos é possível ter uma estabilização de alguns fatores, mas o sabor acaba sendo realmente bem mais fraco, ácido, e necessita-se de grandes quantidades de estabilizantes, conservantes, etc-antes para manter a cerveja. Sem contar é claro a quantidade de lúpulo significativamente menor. Quando você lê no rótulo da sua cerveja [Ingredientes: Água, Malte, Cereais não maltados, Lúpulo e levedura], Esses cereais não maltados são milho e arroz.

Não que as nossas cervejas não prestem, longe disso. Aliás elas tem um papel importantíssimo. Graças às grandes cervejarias, temos a chance de experimentar o novo e decidir se gostamos ou não. Sem contar o custo de produção acarreta num custo de venda relativamente acessível a todos nós. E também é verdade que, num dia extremamente quente, você sentado na calçada do buteco debaixo de sol, uma excelente pedida é uma cerveja refrescante. E isso nós não podemos negar que temos de monte. Claro também a condição social do nosso país onde nada mais justo que boas cervejas fossem vendidas à um preço acessível a todos.

54 comentários:

  1. Mtu boa explicação. Nunca ninguém tinha falada tao facil assim

    ResponderExcluir
  2. muito bom o post.
    mais a parte do "aquecimento global" ficou meio confuso kkkkkkkkkk'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não estou errado é porque o aquecimento global facilita a fabricação de Pilsens já que os outros estilos necessitam se climas mais frios para a produção. E o aquecimento global dificulta a produção e no calor as refrescantes são mais pedidas que uma Ale ppr exemplo. Algum especialista me diz se estou certo.

      Excluir
  3. Aquecimento global é desculpa da gente pra beber uma pilsen todo fim de semana!!! aehhaeuhaeuhaeuhaeuhaeuhaeuhaeuhaeuheauhaeuhae

    ResponderExcluir
  4. Essa do aquecimento global foi boa mesmo....
    Boa também foi a expressão "ambos os dois"..rsrs

    ResponderExcluir
  5. Mulheres com seios a mostra, uma de cada raça, cerveja sempre gelada, uma de cada marca e sol o dia todo... é mais ou menos assim que deve ser o paraíso não é não?!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o paraiso não sei mais o puteiro é bem parecido... heahaehheah

      Excluir
    2. Aí é uma uma zona, cabaré mesmo. Paraíso é algo bem diferente

      Excluir
  6. To aqui sentado na porta do buteco, olhando pra garrafa.. Tive a ideia de pesquisar, saber oque é. Gostei da explicaçao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita José Anderson!
      volte sempre... abraço

      Excluir
    2. Por incrível q pareça tive a mesma idéia q vc ! olhei pra cerveja, vi as escritas e resolvi pesquisar e achei top a explicação ! Parabéns Cerveja na guela !

      Excluir
    3. Que depressão... kkkkkkkkk... n tem nem um brodher ou uma rapariga pra trocar ideia... logo logo vai largar a cerveja e entrar na cachaça... kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  7. gostei, agora estou tirando onda com os parceiros de copo, dando aula sobre cervejas que consumimos; cara é o maior barato, mas no final indico o site para os mais teimosos e curiosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só temos a agradecer Leonidas. Espero que possamos ajudar sempre. Tem muitos mitos que aprendemos no buteco e não temos referência pra confirmar se é ou não verdade. Vote sempre que puder ou precisar e boas cervejas pra todos nós! Abraço

      Excluir
  8. qual que deixa mais doidão? (para um percentual alcoolico fixo, logico)

    ResponderExcluir
  9. Essa questão de minimizar custos na produção para a revenda ser acessível é furada. Estive na alemanha e bebi cervejas pilsen legítimas por 55 cents de euro, em super mercado vc encontra até por míseros 30 centavos garrafa das mais populares, que diga-se de passagem no padrão rigoroso alemão mesmo sendo populares eram superiores as nossas nacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente colocação Ivo, muitas vezes discutimos isso com nossos amigos.
      Temos por exemplo no Brasil um exemplo que é a Bavaria Premium que segundo consta é puro malte, assim como a 1500 da Conti que também é. Nem por isso elas custam absurdos.
      A Bavaria Premium mesmo eu cansei de comprar ela por R$1,09 a lata em supermercado aqui.
      Provando que pode-se fazer cerveja com o mínimo de qualidade sem cobrar os olhos da cara.
      Pior é quando eles usam adjuntos na cerveja e ainda assim a cerveja tem um preço acima do valor ideal.

      Excluir
  10. Muito boa a explicação. Mas já bebi uma pilsen e ainda não consegui entender "ambos os dois"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahha
      "amos os dois" é só pra zuar um pouco e sair as vezes da conversa completamente técnica.
      Não se assuste que erros de concordância, gramática, ou qualquer outro atentado ao português aqui no blog quase sempre é proposital, ou não! aeuhauehuaehuaehueahuheauhea
      um abraço e mais um pilsen pra nós todos!

      Excluir
  11. Boa Noite!
    Se eu quiser tomar uma cerveja (que seja Pilsen mesmo), qual eu peço ao vendedor na hora de comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. O ideal mesmo é procurar um empório ou loja especializada em cervejas especiais. Ainda pode-se achar por sites especializados em cerveja especial também.
      Você pode pedir por uma Bohemian Pilsner ou uma German Pilsner. Sendo a bohemian a pilsen, a original.
      Exemplos clássicos de bohemian pilsner é a Pilsner Urquell, Czechvar.
      Bitburger, Konig, Jever representam exemplos de German Pilsners.

      Excluir
  12. eu sempre ouvi dizer que , cerveja pilsen ( o pilsen ) quer dizer que precisa ser gelada para consumir . tem alguma relação isto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez não tenha conseguido entender o sentido da sua pergunta.
      Tentarei responder com o que entendi. ok?
      Cervejas em geral no nosso país são servidas geladas pela temperatura ambiente.
      O errado é servir uma cerveja em temperatura abaixo de 0°C.
      Cada estilo se beneficia com uma temperatura. Algumas mais geladas, outras nem tanto.

      Excluir
  13. Fala Juan .

    Show de bola a explicação, mas resumindo nossas "pilsens" são genéricas, mas muitas delas são realmente gostosas e na boa, vamos beber assim mesmo .

    Mas de qualquer forma é legal se inteirar de algumas coisas e aprender sempre é válido, digo isso pois fui recentemente no Mondial de La Biere, provei várias pilsens mesmo, Lagers e Pale Ale, se não me engano é assim que as chamam .

    Gostaria de uma matéria a respeito se puder, sobre essas "Ales" , uma das coisas que me disseram é que essas cervejas eram fabricadas por povos antigos com alguns elementos que permitiam que ficassem muito tempo em boas condições e não estragavam, já que eram armazenadas em barris e por lá ficavam muito tempo, além de serem levadas em longas viagens, será que procede .

    Parabéns pelo blog . Grande Abraço . Júnior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Júnior. Excelente colocação.
      Houve um tempo de "oba-oba" que alguns amigos adoravam menosprezar algumas cervejas pelo estilo. Coisas como Pilsens e Weizens. Na verdade cada cerveja pode ser uma excelente pedida em cada ocasião. Tomar uma imperial stout num sábado a tarde de 40°C depois do futebol pode ser gratificante pra uns enquanto tomar uma weiss ou pilsen pode ser ainda melhor pra outros.
      Degustar é preciso! Conhecer, ler, ir atrás pra saber o que é bom pro seu paladar. E como amante de cerveja posso dizer que até a época do ano e as amizades influenciam no que é cerveja perfeita pra cada um de nós.
      Quanto as Ales: Ales é um tipo de fermentação, e Lager é outro tipo. Dentro desses tipos de fermentação existem uma infinidade de cervejas. Existem ales que realmente são mais alcoólicas e podem ser armazenadas por um bom tempo sem que estraguem. Exemplo disso são estilos como: Barley Wine, Imperial Stout, Belgian Dark Strong Ale, Old Ale, Strong Ale.
      Para ter uma noção geral dos estilos de cerveja eu indicaria você baixar no seu smartphone um app do BJCP. É gratuíto(pelo menos pra android) e tem todos os estilos com explicação sobre aromas, sabores, história, etc. Cada vez que você ver uma cerveja com um nome diferente tente procurar por lá pra ter uma ideia do que esperar dessa cerveja.
      Volte sempre ao Cerveja na Guela.
      Obrigado mesmo. Abração
      Juan

      Excluir
  14. Eu to bebinho aqui ... mas eu nao engoli o "ambos os dois"..

    ResponderExcluir
  15. Qual a melhor pilsen para se pedir num bar qualquer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas! Boa noite! A resposta é: Não há resposta!
      Por que? Porque isso é bem subjetivo. O que você pode considerar a melhor pilsen eu posso considerar a pior e vice-versa.
      Mas pra não te deixar sem resposta eu vou dar a minha opinião pessoal, tudo bem?
      Particularmente eu acho a Heineken a cerveja com melhor custo-benefício do mercado nacional. Em vários aspectos. Ela é uma das únicas puro malte que se encontra fácil por aí, tem um preço bacana e tem uma quantidade suficiente de amargor pra matar a minha sede. Tenho muitos amigos que preferem a Skol, ou a Original, ou a Itaipava.
      Experimente todas! E você mesmo saberá qual a melhor.
      Se tiver muita dúvida chame a gente pra experimentar todas e no final decidiremos.. hahahaha
      Abraço

      Excluir
    2. Porque a cerveja HEINEKEN vem em garrafa branca?

      Excluir
  16. Nossa, uma explicação sem complicar muito e de fácil entendimento. Simples, porém, objetiva, agradeço mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Nossa que site ótimo.. Parabéns. Acabei de tomar uma eisenbahn pilsen e achei muito gostosa e queria saber um pouco mais sobre ela de um jeito simples. Me da essa moral amigo?! Abraço kk

    ResponderExcluir
  18. Ótima explicação, gostei. Vou aproveitar e tomar uma gelada.

    ResponderExcluir
  19. bacana ja sabia em partes mas agora fiquei bem mas esclarecido...!

    ResponderExcluir
  20. Um viva ao Josef Groll e ao aquecimento global kkk

    ResponderExcluir
  21. Não sei se ajudo mas "ambos os dois" é gramaticalmente correto. No segundo grau foi motivo de debates, mas as fontes colocavam tal expressão como adequada.

    ResponderExcluir
  22. Eu amo o aquecimento global kkkkkk bebo pra matar o stress e pra matar a sede bebo mais ainda

    ResponderExcluir
  23. Eu amo o aquecimento global kkkkkk bebo pra matar o stress e pra matar a sede bebo mais ainda

    ResponderExcluir
  24. Mulheres de primo de fora nao imports a raca e ela bem gelada e como Vivo dizia e puro orgasmo

    ResponderExcluir
  25. Mulheres de primo de fora nao imports a raca e ela bem gelada e como Vivo dizia e puro orgasmo

    ResponderExcluir
  26. Mulheres de primo de fora nao imports a raca e ela bem gelada e como Vivo dizia e puro orgasmo

    ResponderExcluir
  27. Frequento algumas boutiques de cervejas daqui de São Luís, e nelas eu vejo os conhecedores conversando e discutindo sobre essa ou aquela cerveja. Nesse ínterim, eu vou absorvendo as informações inusitadae en loco e pedindo conforme a onda. Dependendo a impressão causada ao degustar os tipos discutidos naquelas interações, eu acabo tendo os meus próprios conceitos à respeito das experiências que vou tendo, ajudadas com alguma leitura direcionada para este fim.

    ResponderExcluir
  28. Muito boa a explicação, morei fora por um tempo e tive a oportunidade de passar por varios paises na europa, é oooooutra conversa, Alemanha é sensacional!!!!! Augustiner se tiver a oportunidade qualquer dia, experimente... Passei pela Republica Tcheca, tomei a da foto Pilsner Urquell.. Muito boa, la eles chama a cerveja de "Liquid bread" que seria pão liquido haahhaha e cerveja la é mais barato que agua... Um abraço e otima explicação

    ResponderExcluir
  29. Pra mim a melhor é Heineken sem duvidas

    ResponderExcluir
  30. Pessoal, as dores de cabeça me atormentavam muito após poucos copos de Cerveja (40 média). Então achei uma cerveja Lager que não me causa mais dores de cabeça, fiquei na dúvida e resolvi as questões aqui sobre a diferença, umas das outras... Agora vou pesquisar sobre qual ingrediente e proporção na garrafa me deixava com a Dor de cabeça ferrada. Belo trabalho aqui com os admiradores da Loira, parabéns!

    ResponderExcluir
  31. E eu olhando pra minha latinha da skol desde ontem não resisti e vim pesquisar o que significava o pilsen. Ótima explicação! Parabens!

    ResponderExcluir
  32. em casa só eu minha latinha de antarctica e os mosquitos..kkk resolvi pesquisar sobre a palavra pilsen que eu n sabia o significado...gostei do resultado obg

    ResponderExcluir
  33. Sentado na sala e assistindo um jogo ,bebendo uma Skol , olhei pra ela ,ela olho pra mim e deparaei com esse Pilsen? Pensei o que será isso. Resolvir pesquisar e aqui estou. Bom já sei i que é pilsem. Agora vamu beber. Kkkkk

    ResponderExcluir
  34. Kkkk fiz a mesma coisa, estava bebendo uma Skol e pesquisei sobre Pilsen

    ResponderExcluir
  35. eu, adorei a aula de historia sobre a r. tcheca graças a itaipava go traft que e pilsen muito gostosa OBRIGADO

    ResponderExcluir
  36. Eu não quero entender nada, só quero beber.

    ResponderExcluir