segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cerveja Artesanal parte 1 - Fermentadores

Bom, depois de muito tempo criamos coragem e resolvemos investir em fazer uma cerveja caseira.

Se você é como eu, que queria muito fazer cerveja em casa mas tinha medo do custo e dos equipamentos necessários vou fazer aqui uma lista do que realmente é necessário pra fazer sua primeira cerveja. Esse primeiro Post é dedicado aos fermentadores.

Fermentador: Esse sem dúvida é o equipamento mais importante de todo o processo. Sem ele é praticamente impossível fabricar cerveja em casa. É nele que você vai colocar sua cerveja pra ganhar vida. Então se você quer começar a investir na sua fabricação caseira de cerveja o primeiro material que você tem de adquirir é o fermentador. Segue abaixo algumas imagens de fermentadores (clique para ampliar):

       



            


                        


                          



                    


Em geral pode ser qualquer tanque ou balde de plástico alimentício, aço inox ou vidro. No Brasil é mais fácil e econômico acharmos os de plástico alimentício. Existem vários sites especializados que vendem esse tipo de fermentador e é possível achar do mais simples até os de fundo cônico que agilizam muito a vida do homebrewer.

Se você é um "professor Pardal" da vida e adora fazer em casa pode comprar um balde de leite que facilmente achamos em casas de produtos agropecuários em todo o Brasil. Então será necessário fazer um furo em cima na tampa para instalar o Air-Lock e se possível um furo em baixo para instalar a torneira. Pode-se ficar sem torneira em baixo, aí então será necessário um sifão para retirada do líquido. Você pode também usar um garrafão de água mineral de 20 litros ou menos pra fermentar sua cerveja, apenas terá que fazer um sifão para retirada da mesma de lá de dentro.

Eu particularmente recomento pra quem está começando comprar um balde fermentador específido de 20 a 30 litros. É possível comprar pelo site da A-Turma, pela WE consultoria e pela Master Brau. No site da A Turma é possível comprar direto e ainda pode-se parcelar pelo mercado pago no cartão de crédito. Já no WE e Master Brau somente à vista com depósito ou transferência por enquanto. Outra desvantagem é que no WE e Master Brau é preciso fazer um orçamento antes por email para então fazer o pedido. Mas juntando os 3 fornecedores é possível ter quase tudo que se necessita pra fazer cerveja em casa. Cote preço, veja pra sua região qual vale mais a pena, qual frete é mais barato e qual é mais rápido.

Se você já quer começar com um equipamento bom e que não vai precisar trocar ou comprar outro no futuro eu indico um fermentador de fundo cônico. Foi o que aconteceu comigo. Eu comprei um balde comum de 30 litros e perdi alguns litros de cerveja(também por um pouco de inexperiência) resolvi comprar um fermentador de fundo cônico. Por enquanto eu vi que ele está disponível no site da A Turma, na WE Consultoria, no Mercado Livre e onde eu comprei: Indupropil. Acho que o mais completo desses é a Indupropil, que tem um preço que não é absurdo, vende o fermentador já com o suporte(pé), vende direto pelo site, parcela no cartão, tem variedade de 25 litros até 300 litros e tem um frete relativamente barato. No site da A Turma que é muito bom de se comprar também tem o produto mas até esse momento ele encontra-se fora de estoque.


No caso de comprar esse fermentador de fundo cônico da Indupropil você vai precisar de uma torneira de 3/4 polegadas e um registro com conexões de 3/4 polegadas também. A torneira é possível achar no próprio site e o registro você encontra em qualquer loja de material para construção.

Em todos eles você pode optar por colocar o Air-lock ou improvisar um(que dependendo onde for feita a fermentação essa será a unica opção).

Air-Locks normais:



Air-Locks caseiros:





Primeiramente é isso que vamos precisar para fazer nossa tão amada cerveja, o fermentador é o principal equipamento pra ser fabricar cerveja em qualquer lugar. Depois é claro vem a panela e outros produtos que serão abordados em outros posts. Por enquanto obrigado pela atenção, qualquer dúvida deixe um comentário que na medida do possível tentaremos lhe ajudar.

Agradecimentos especiais para esse post:

9 comentários:

  1. adorei o post :) e realmente acho q esse de fundo conico é melhor né... faz bem menos bagunça do que o primeiro q tu usou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida o fundo cônico melhorou a vida de toda a população cervejeira aqui em casa. Primeiro pela bagunça, depois pelo tamanho dele que eu acho que ocupa menos que o fermentador normal.

      Excluir
    2. Cara tb faço brejas em casa... Mas estou pensando em dar o próximo passo, algo mais profissional.... O que sabe sobre isso... Poste alguma coisa

      Excluir
    3. Sei que a MEC bier vende equipamentos padronizados pra quem quer dar um upgrade no homebrew.
      Eles têm uma panela automatizada e vendem também fermentadores de fundo cônico de inox. Talvez vale a pena investir.
      Mas o que eu mais indicaria pra quem faz cerveja em casa é se especializar em fermentação.
      Ela é a chave do negócio. Receita a gente hj em dia consegue de qualquer cerveja, e tem muita cerveja com receitas muito próximas... O que faz uma cerveja pular do patamar boa para excelente com certeza é a Fermentação. Controle de temperatura, escolha de leveduras, cuidados com a inoculação, uso de leveduras líquidas.
      Dê uma olhada boa no henrikboden.blogspot.com.br que tem vários detalhes precisos sobre fermentação. Veja também no how to brew traduzido do John Palmer algumas dicas.
      Eu msm achava que sabia o suficiente e me surpreendi quando li de novo esses dias atrás.

      Excluir
  2. Otimo post, concordo com a Cris, acho que o de fundo conico é melhor. As duas valvulas no fundo facilitam muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Facilita mesmo Romulo... já tirei o resíduo de levedura que fica no fundo e não tem trabalho nenhum quase... já o fermentador normal tem todo um processo pra dar certo...

      Excluir
  3. ola pessoal, gostaria de perguntar se por acaso fermentar no plastico o sabor pode mudar em relaçao ao inox

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal.não sou um cervejeiro ainda, mas estou estudando essa possibilidade. O que eu queria saber de vocês que já produz cerveja: Aqueles kits que o mosto já vem pronto, tipo concentrado pronto pra misturar com água e por pra fermentar. Alguém já experimentou? Da certo mesmo? A cerveja fica boa?

    ResponderExcluir