quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Espuma da Cerveja

Facebookeando por ae vi uma propaganda que me chamou a atenção. Tratava-se da Bavaria. Como bom amante da cerveja e principalmente da Bavaria Premium(Que pra mim é a melhor cerveja brasileira de grande escala), adentrei no perfil deles depois no site. Uma coisa me chamou a atenção. Foi a primeira vez que eu vi uma cerveja brasileira dando ênfase na espuma.



Como já falamos aqui uma vez, a espuma é extremamente importante pra cerveja. Aliás eu acho ela a alma da cerveja, pois a segunda leva que fizemos de cerveja artesanal foi mal carbonatada e o colarinho ficou muito fraco e no final decepcionante na visão e no sabor(quem já bebeu cerveja choca sabe o que estou dizendo). 
E nessa cultura de cerveja trincando é que é boa a coitada da espuma é uma das que mais sofre. Se você serve uma quantidade pequena no copo até que não faz tanta diferença, mas um chopp de 350ml por exemplo sem nada de colarinho tende a oxidar e ficar quente bem mais rápido do que se tivesse o colarinho.
A Bavaria dessa vez realmente me surpreendeu e acredito que tenha sido uma boa ter uma empresa nacional de cerveja falando bem da espuma, pois só a sabedoria popular que falava dela e falava muito mal. Isso porque a espuma está relacionada com cerveja quente, e se tem espuma a cerveja não está boa. 

Claro que leva algum tempo pra acostumar com o colarinho no copo sempre, assim como o amargor, mas depois que se acostuma ele vira uma rotina muito interessante. E a espuma mais cremosa teoricamente mostra que mais produtos de qualidade foram utilizados na preparação da cerveja e quem ganha com isso somos nós.

Faça um experimento, sirva uma cerveja com colarinho e a mesma bem devagar sem colarinho e beba as duas uma de cada vez. Notou alguma diferença? Claro, agora aguarde 3 minutos e beba novamente. A com colarinho certamente estará mais saborosa que a sem colarinho, sem contar que a espuma ajuda a conservar a temperatura da cerveja pois evita o contato do líquido diretamente com o meio externo.

Mas é claro, não se deixe enganar. Se for tomar um chopp e vier metade espuma metade cerveja exija sua cerveja!

Quer saber mais sobre a espuma da cerveja? Tem boas informações aqui, aqui, aqui e aqui.

Agora você já tem informação suficiente pra rebater aquele mala que se diz O entendedor de cerveja quando o assunto é colarinho/espuma.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário