sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Como se mede o Álcool da cerveja?

Álcool, o grande responsável pela felicidade que a cerveja nos traz. Ele é um composto que está presente em várias bebidas, mas como se mede a quantidade de Álcool da cerveja?


Não é incomum alguém perguntar para um cervejeiro caseiro quando que será colocado o álcool. Na verdade o álcool é resultado da fermentação.
Mas Juan, o que é fermentação? Segundo a Wikipédia fermentação é um processo de transformação de uma substância em outra, produzida a partir de microorganismos, tais como fungos, bactérias, ou até o próprio corpo, chamados nestes casos de fermentos. Um exemplo de fermentação é o processo de transformação dos açúcares das plantas em álcool, tal como ocorre no processo de fabricação da cerveja, cujos etanol e CO2 (gás carbônico) são produzidos a partir do consumo de açúcares presentes no malte, obtido através da cevada germinada.


Resumindo e simplificando. A cevada é a fonte de amido(açúcar), quando a levedura(fungo) é adicionada ao mosto(mistura de água, malte de cevada e lúpulo) ela começa literalmente a comer o açúcar que tem naquele líquido. Neste caso a levedura vai comer não vai? E depois ela vai o que? Vai digerir esse açúcar e liberar alguma coisa. E o que a levedura libera é exatamente o Álcool e o CO2(gás da cerveja).
Aí é que vem como medimos o álcool da cerveja.
Precisamos medir a densidade da cerveja antes de adicionar a levedura e antes de engarrafar. Nesse espaço de tempo vai acontecer a Fermentação.
Para medir a densidade da cerveja é simples. A gente mede a quantidade de açúcar que tem em determinada quantidade de água.  A densidade da água é de 1 kg por litro(1kg/L), então se o peso específico de um líquido é de 1,06, um litro desse líquido pesará 1,06 kg.  Neste caso é como se em 1 litro tivéssemos 1,06kg de água + açúcar.
Para essa medição usamos o densímetro. E mergulhamos essa espécie de termômetro num tubo com líquido que queremos medir e esse densímetro boia de acordo com a quantidade de açúcar que tem nesse líquido. Se você colocar esse densímetro em água pura ele marcará 1,000.


Então quando diluímos o malte que é fonte de açúcar na água a densidade será bem maior que 1,000. Dependendo de cada estilo de cerveja o mosto tem uma densidade maior ou menor, e quanto mais malte, provavelmente mais álcool.
Como o mosto contém muitos açúcares dissolvidos, a levedura adicionada ao mosto irá converter alguns desses açúcares dissolvidos em álcool etílico. Quando a cerveja estiver pronta, seu peso específico será sempre menor do que no início da fabricação, pois alguns açúcares foram convertidos em álcool, que é menos denso do que a água (0,79 kg/l).
A glicose (C6H12O6) é o principal açúcar que será convertido em álcool. Muitas reações acontecem na levedura que acaba convertendo cada molécula de glicose em duas moléculas de álcool etílico (CH3CH2OH) e duas moléculas de dióxido de carbono (CO2).
C6H12O6 => 2(CH3CH2OH) + 2(CO2)

Para então medirmos a quantidade de álcool que tem nossa cerveja anotamos então a densidade inicial da cerveja (densidade que medimos no momento em que adicionamos a levedura no mosto) e depois medimos a densidade final, que é a densidade depois que a cerveja fermentou. Depois disso aplica-se uma fórmula simples e teremos a porcentagem(%) de álcool na cerveja.
(Densidade Inicial - Densidade final) x 0,131 = % de Álcool da Cerveja
Ex: quando fizemos a Beijo do Macaco a Densidade inicial foi de 1060. A Densidade Final foi de 1012. ou seja:
(1060 - 1011) x 0,131 = x
          48       x 0,131 = 6,41% de álcool

Agora você já sabe porque a cerveja tem álcool e como se mede o álcool da cerveja.


Saúde!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário