segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Cerveja Artesanal Brasileira!

Como postei alguns dias atrás, o movimento de cerveja artesanal realmente vem crescendo mais e mais. E o mais bonito disso é ver cada vez mais pessoas interessadas em conhecer realmente o valor da cerveja bem como novos estilos e até mesmo o processo de produção.
Dessa vez o pessoal do curso de Ciência de Alimentos da UFMT acompanhou uma brassagem com a gente. Na ocasião por sugestão resolveu-se adicionar alguma fruta bem regional e alguns produtos dessas frutas foi apresentado. Pela marcância de aroma e sabor escolhemos então o Araçá-Boi.



O Araçá-boi (Eugenia stipitata) é uma fruteira da Amazônia Ocidental, usualmente cultivada no Brasil, Perú e Bolívia. Este fruto pertence a família das Mirtaceas, que é a mesma da goiaba e jabuticaba. A planta é um arbusto com cerca de três metros de altura, com ramos desde o solo. O fruto tem cor amarelada quando maduro, contém em média 11 sementes e chega a pesar 450 gramas. 


A polpa do fruto é mole e sucosa, de cheiro agradável e de sabor ácido, podendo ser usada para refresco, sorvete, creme e outros. Nós no caso usamos para fazer cerveja é claro! 

Por comodidade, fácil aceitação e facilidade de fabricação decidimos fazer uma Pale Ale(Belgian) e adicionar a fruta no fim do processo. Algumas fotos do processo (clique nas imagens para ampliar):

Começando a Lavagem dos Grãos

Lavagem dos Grãos




Início da fervura


Fermento hidratado

Resfriamento



Pesagem do Araçá-Boi integral

Fermentando

Digno de nota: A eficiência da brassagem foi o destaque. Conseguimos fazer tudo, da moagem dos grãos até a inoculação do fermento em aproximadamente 6 horas, e em cada processo explicávamos para todos as técnicas e a explicação de cada um. Mas o melhor de tudo foi o resfriamento, usamos um chiller imergido em gelo e o outro na panela. O que demorávamos em torno de 40-50 minutos pra chegar à 30°C dessa vez demoramos apenas 20, economizando água e o custo extra foi apenas com gelo.

Neste momento a cerveja está em maturação e quando tiver mais detalhes eu posto aqui.

Agradecimentos ao pessoal que participou da brassagem pela atenção e colaboração.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário