terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Dogfish Head e Sierra Nevada ajudam a desenvolver um copo especial pra IPAs

Para os amantes do Lúpulo eis uma noticia fresca(ou cítrica, herbal como preferirem).
Em colaboração das duas grandes cervejarias surgiu um copo especial para nossas amadas IPAs.


Vários estilos de cerveja tem seu copo especial, para destacar os melhores atributos que tal cerveja possa ter, como cor, carbonatação, aroma, etc. E uma cerveja que vem ganhando muito espaço nos últimos tempos devido a "revolução cervejeira" é a IPA, e genericamente usamos algum Pint ou Caldereta para beber Ales em geral.

Eis que Dogfish Head e Sierra Nevada se uniram como uma das mais antigas fábricas de copo do mundo para criar um utensílio especial para extrair o máximo possível de uma IPA, que leva muito Lúpulo em sua fabricação: "O Copo perfeito para IPAs".



Segundo eles o copo com as ondas em direção ao fundo ajudam a trazer à superfície aromas que, antes com a boca do copo mais aberta, simplesmente se dispersavam no ambiente. Agora com a boca do copo diminuindo em relação ao corpo os aromas se concentram direto para o nariz no momento em que se bebe a cerveja, aumentando o poder que toda IPA pode ter. Enquanto você está inclinando o copo contra o seu rosto, ele cria mais resistência ao líquido, o que empurra mais gás dióxido de carbono e compostos aromáticos do Lúpulo fora do líquido e na câmara em forma de balão de vidro. Explica Sam Calagione.




O copo estava sendo desenvolvido desde 2011 pelo Sommelier Matt Rutkowski que também é vice presidente da empresa de copos. Para chegar ao resultado final a Spiegelau recrutou a Dogfish Head e a Sierra Nevada para testar 12 modelos semi-finalistas e 8 finalistas, que variavam de altura, peso e diâmetro da boca. Os copos foram enchidos com cervejas das duas cervejarias e ambas escolheram o mesmo modelo como vencedor.
Ainda que o novo copo tenha sido desenvolvido para IPAs, ele também poderá ser usado para outras cervejas como Ales Belgas, Pale Ales e Stouts devido suas características de maximizar o sabor de qualquer tipo de cerveja que tenha bons aromas.
Além disso tudo, o novo copo deixa a cerveja com um desempenho muito melhor pois conserva mais a temperatura baixa e melhora a carbonatação segundo a Spiegelau.
Ficamos no aguardo para importações ou fabricações nacionais. Se você quiser comprar algum eis aqui o Link

Um comentário: