segunda-feira, 25 de março de 2013

Nossa Cerveja - Bode do Mato (Bodebrown Black Rye IPA)

Nesse início de ano passei por Curitiba e tive o prazer de conhecer a Bodebrown. Lá me deparei com uma cervejaria escola que, além de fabricar cervejas de excelente qualidade, cultivar a cultura cervejeira e também vendia insumos para cervejeiros caseiros. 


Foi a primeira loja para cervejeiros que eu tive oportunidade de ir e fiquei maravilhado. Eles tinham de tudo que eu precisava, desde as matérias primas básicas até fermentadores e acessórios, além, é claro de levedura líquida. O atendimento então foi o melhor de tudo. Poucas vezes me senti tão bem recebido em um comércio como lá.

Eis que uma caixa me chamou a atenção:


Ainda não havia experimentado a Black Rye IPA da Bodebrown, mas já tinha ouvido falar muito bem dela: nada mais a fazer se não comprar e fazer em casa!

A Black Rye IPA une várias características diferentes em uma cerveja: ela usa Maltes de Centeio, Maltes torrados e muito Lúpulo! Além dos ingredientes tradicionais como malte base e levedura.


O que mais me impressionou foi a organização do Kit. Já havia comprado outros kits em outras lojas, mas nenhum veio tão organizado quanto esse. Todos os maltes pesados e separados, com a descrição de características de cada um, além dos lúpulos igualmente pesados e separados para cada etapa do processo. Junto veio uma receita que auxilia qualquer pessoa principalmente iniciante a fazer cerveja. Tem praticamente todos os detalhes desde a quantidade de água pra brassagem/lavagem dos grãos, a temperatura de brassagem, quando colocar cada lúpulo, qual densidade estimada pra antes e depois da fervura e carbonatação por priming. A receita ainda fornece as características técnicas da cerveja como IBU, graduação alcoólica estimada, coloração em escala EBC, e até calorias por Litro.


Partimos então pra fabricação da cerveja:









Onde a mágica acontece...

10 dias depois de engarrafada vamos à prova:





E agora? O que dizer? Bom... Destaque pro lúpulo que não brigou com o torrado nem com o caramelado dos maltes e a combinação ficou perfeita. Pra coroar tudo a espuma ficou perfeita, bem densa e cremosa. Creio que vou repetir essa receita várias vezes. E parabéns para a Bodebrown que, além de fazer uma cerveja excelente, proporciona não só a receita como as técnicas de produção pra que cervejeiros caseiros tentem em casa repetir a cerveja. Digno de respeito e admiração. Obrigado Bodebrown!

Tomamos a ousadia de batizá-la de Bode do Mato, esperamos que a Bodebrown entenda... Mesmo assim, os méritos são quase todos deles. Se você também quer fazer essa receita entre em contato com a Bodebrown aqui, e boa sorte! Se puder mande uma amostra pra nós!

PS: Black Rye IPA Bode do Mato de OURO!
PS2: Dia de degustação com os amigos:


Um comentário:

  1. gostaria muito de fazer essa cerveja, mas o site da Bodebrown não tem mais o kit para black rye ipa.

    ResponderExcluir