Embalados com a volta das férias fizemos 3 brassagens em praticamente uma semana. Eis aqui o resultado de outra delas. Nossa Belgian Dark Strong Ale com sementes de Amburana.
No começo seria uma cerveja sem especiarias, mas após uma visita à uma casa de produtos naturais em busca de algo diferente pra temperar uma cerveja fui apresentado às sementinhas de Amburana...
Elas tinham um aroma maravilhoso, e como já existem cervejas que fazem maturação em barris de Amburana, não hesitei em escolher essas pequenas belezuras pra temperar nossa cerveja. O próprio vendedor me disse que as sementes eram usadas também para aromatizar e dar cor à cachaça pronta. Mãos à obra?
Malte base
Lavagem dos grãos
Quase fervendo
As sementes de Amburana
Fim da fervura
Transferindo para o fermentador
A Amburana cearensis Fr. Aliem é uma leguminosa da família Fabaceae que pode atingir de 15 a 30 metros de altura. Está presente em toda a América do Sul, do Peru à Argentina. No Brasil, é bastante difundida no sertão nordestino, mas pode ser encontrada também em Minas Gerais, Espírito Santo e sul do Mato Grosso, na Serra Bodoquena. É conhecida como imburana, umburana, cumaru-de-cheiro, cumaru-do-ceará, cumaru-das-catingas, cerejeira-rajada, cerejeira, cumaré entre outros. A madeira de cheiro agradável é usada na marcenaria e em tonéis para envelhecer cachaça.
Tema receita? Fiquei muito interessado!
ResponderExcluirBoa tarde! Sou produtor de Cumaru, caso tenha interesse estarei a disposição! Email ph_zanetti@yahoo.com.br, whatsapp 11 981193579
ResponderExcluir