terça-feira, 30 de abril de 2013

Nossa Cerveja - Three Little Birds (Cerveja da Roça)

Até que ponto podemos inovar e inventar fazendo cerveja em casa é uma coisa difícil de se responder. Ainda mais quando alguns malucos resolvem colocar ingredientes inusitados e que normalmente não apareceriam numa cerveja comum/comercial.



Pois dessa vez queríamos uma cerveja bem refrescante, leve e fácil de beber. Depois de alguma pesquisada descobri que o uso de Alecrim e Manjericão dariam notas de hortelã/menta na cerveja. Eis que botamos a mão no malte e resolvemos fazer mais uma receita completamente diferente de tudo que já havíamos feito/experimentado. E pra completar adicionamos também Camomila. Estaria organizada nossa Cerveja da Roça, ou como prefiram os mais entendidos - Farmhouse Ale.

O resultado segue abaixo:









Usamos todos os ingredientes frescos, e adicionamos na todos na fervura(coitados dos vizinhos!)



E o resultado?
Cerveja Amarelo-palha com boa formação de espuma e retenção. Muito aromática com o manjericão bem presente e camomila e alecrim atuando de coadjuvantes. No sabor cerveja leve, dulçor do malte inicialmente e no retrogosto aparecem as especiarias. Refrescante. Não ficou com a hortelã/menta que queríamos, acaba que tornou-se uma cerveja mais para harmonizações e degustações pelo seu drinkability. Para marinadas então acho que ela está perfeita! Me imagino já comendo uma bela pizza margherita tomando uma dessas ou qualquer petisco a base de pão/massa de pizza/pão sírio etc...

2 comentários:

  1. Qual a quantidade/proporção de ervas que usaram?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 talo de manjericão e 1 talo de alecrim e 10g de camomila para 20 L de cerveja.
      As especiarias ficaram bem evidentes na cerveja. Eu colocaria um pouco menos se repetisse essa receita.

      Excluir