segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Nossa Cerveja - Canarinho APA (Dry-hopping)

Americanas estão na moda, e faz algum tempo que elas são as cervejas que mais acertamos em fazer. Como nosso estoque também já havia acabado resolvemos fazer uma American Pale Ale.


Maltes não são os protagonistas dessa cerveja, portanto usamos os mais comuns mesmo. Agora lúpulos sim! Esses precisam ser tratados com carinho nessa receita. Usamos as variedades Cascade e Columbus. Columbus por 120 minutos de fervura, Cascade por 10 e 5 minutos. Não contentes fizemos dry-hopping de Columbus por 4 dias.


Dessa vez colocamos o lúpulo direto no balde pra entrar em contato maior com a cerveja. Depois para engarrafar transferimos para o balde e com auxilio de uma peneira todo fragmento de lúpulo ficou retido. Como a filtragem não foi industrial e fizemos o dry-hopping direto, a cerveja perdeu um pouco da sua transparência, não que isso seja um problema(para nós, sabor e aroma são mais importantes que o visual). Mesmo assim a cerveja não chegou ficar completamente turva.

Eis que no dia de engarrafar um pouco da cerveja sobrou no balde inicial, e como bons lupulomaníacos não poderíamos desperdiçar esse precioso líquido tomado de Columbus. Note a borra verde de lúpulo... Isso não pode ser traduzido. Só pode ser apreciado...(clique nas imagens para aumentar)




Confira no vídeo:



E o resultado?

Cerveja clara, de coloração amarelo-alaranjado, excelente formação de espuma e boa retenção. Levemente turva.
Aroma cítrico lembrando lima e alguma coisa parecida com tangerina.
Médio corpo, sabor leve dos maltes que logo são dominados pela citricidade dos lúpulos americanos. Retrogosto um amargor médio pra alto também cítrico que persiste um bom tempo no paladar.

Destacaria a intensidade do aroma. O Dry-hopping turbinou muito o aroma em comparação à outras cervejas que já havíamos feito. Isso porque deixamos por poucos dias em uma temperatura de aproximadamente 17 graus. A transferência e tempo maior de acondicionamento não interferiram em nada na carbonatação na garrafa. Em 4 dias já abri a primeira garrafa que se mostrou carbonatada.

As fontes divergem um pouco quanto ao tempo que devemos deixar a cerveja com dry-hopping, mas com minha experiência de 4 dias, eu estou convencido que já é suficiente pra dar o aroma que eu queria na cerveja, principalmente nesse estilo. Caso queira ler um pouco mais sobre o assunto eu indico esses dois links que me ajudaram muito. Aqui e aqui.

PS: nosso forte não é fazer arte, portanto nosso rótulo se resume a isso por enquanto... ahahhahahahahaa
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário