domingo, 31 de outubro de 2010

Pequeno teste pra saber se você entende um pouco de cerveja

Você entende de cerveja?

Então o Cervejanaguela lhe apresenta um pequeno teste pra você analisar o que você realmente sabe e o que você acha que sabe sobre a bebida mais popular de todas as festas.




Os segredos para saber saborear uma cerveja começam na escolha da marca ao gosto de cada um , passam pela maneira de levar as garrafas para casa e terminam no ato de encher o copo. Veja aqui se você entende de cerveja. Cada resposta certa vale um ponto. De 0 a 3 pontos: quem sabe você entende de água mineral; de 4 a 7: continue no bom caminho; de 8 a 10: você não tem nada a nos ensinar?

1- Cerveja preta doce é ótima para mulheres que estão amamentando, porque aumenta o leite. Verdadeiro ou falso?

Falso. A cerveja apenas fornece ao organismo um pouco mais de proteína e hidratos de carbono.

2- Não se deve nunca agitar uma garrafa de cerveja. É verdade?

Sim, é verdade. Quanto mais se chacoalha a garrafa, mais depressa reage o oxigênio, que fica entre o líquido e a tampa, oxidando os compostos da cerveja e alterando seu sabor.

3- Quanto mais gelada, mais saborosa a cerveja. Falso ou verdadeiro?

Falso. A temperatura ideal para tomar uma cerveja não deve ser inferior a 4 graus. Abaixo disso, o frio tira a sensibilidade das papilas da língua e você não sente quase mais nada. Como vivemos num país muito quente é cultural tomar a cerveja bem gelada. Isso também se dá porque as cervejas mais vendidas no Brasil não são cervejas para serem degustadas e sim bebidas. Não que elas sejam ruins, são cervejas feitas para matar a sede, leves e refrescantes. E nesse caso não se importa tanto o sabor. E olha que eu adoro uma cerveja trincando de gelada.

4- Cerveja gostosa é aquela que se serve com o mínimo possível de colarinho.

Falso. Tudo é questão de preferência, mas para os entendidos tomar cerveja sem colarinho é heresia. Eles sabem o que dizem: é na espuma que está o aroma e é ela que evita a rápida liberação do gás. Claro que se você é daqueles que bebem a tarde inteira e continua bebendo de noite tomar muita cerveja encorpada pode deixar você "estufado" ou "empanzinado". O colarinho da Guinness é coisa de outro mundo, e é praticamente a vida da cerveja.

5- As cervejas que não forem para a geladeira devem ser conservadas em lugares escuros e ventilados.

Verdadeiro. O sol é o maior inimigo da cerveja; portanto, quanto mais longe dele melhor. Prova disso são os cascos, sempre escuros, para proteger a bebida.

6- Nunca se deve segurar uma cerveja pelo gargalo.

Falso. Só se deve segurá-la assim. Do contrário, o contato da mão com a garrafa altera a temperatura da cerveja. E Vocês até já viram isso aqui.

7- Os melhores recipientes para beber cerveja ou chope são as canecas de vidro.

Falso. Na verdade, os copos devem ser de vidro bem fino ou se possível de cristal, porque mantêm por mais tempo o aroma e a espuma. Pode parecer estranho e até frescura, mas cada cerveja tem um copo ou taça especial de acordo com seu estilo. E acredite para quem aprecia uma boa cerveja não aceita beber em qualquer copo de plástico.

8- Comer queijo com cerveja faz mal.

Falso. Afinal, quem foi que disse que só se come queijo com vinho? Quem não gosta de queijo pode optar por azeitonas ou frios, embora a cerveja não seja exatamente uma bebida que exija estômago bem forrado. Aliás, um queijo provolone em cubos ou um mussarela cai muito bem com uma cervejinha.

9- Limão e sal na borda do copo ou da latinha melhoram o gosto da cerveja.

Há controvérsias mas você tem que escolher. Ou gosta do gosto da cerveja ou então bebe por obrigação e faz uma mistura com aparência de cerveja e gosto de limão. Quem sabe uma caipirinha não resolve o seu dilema? O limão e sal aumentam a sede que da mais vontade ainda de tomar cerveja. O bar agradece em dobro quando você pede o seu CDB(Cú de burro).

10- As garrafas devem ser guardadas sempre deitadas.

Falso. Com a garrafa em pé, a pequenina parte de oxigênio que fica no gargalo vai demorar mais para reagir. Portanto, o sabor permanecerá inalterado por mais tempo.

3 comentários:

  1. isso foi uma aula prestei + atenção
    do q na facul...hsahsha...

    acho q vou levar lição pra casa...hsahshas


    ;)

    ResponderExcluir
  2. hahaha eu também prestei mais atenção ai q aula de calculo
    pena que não tem trabalho pratico pra fazer dessa aula hahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  3. muito legal o post...
    deu ate vontade de beber!

    ResponderExcluir